ALERTA

Clientes do Nubank são alvo de 'golpe da central telefônica'

O falso atendente inicia questionamentos sobre detalhes da conta e solicita que o usuário acesse o aplicativo para procedimentos adicionais (Foto: Reprodução/Internet)
O falso atendente inicia questionamentos sobre detalhes da conta e solicita que o usuário acesse o aplicativo para procedimentos adicionais (Foto: Reprodução/Internet)

Recentemente, clientes do Nubank têm compartilhado em redes sociais uma experiência alarmante envolvendo um golpe praticado por meio de chamadas telefônicas.

Como o golpe funciona:

Ao receber uma ligação de um número que aparenta ser oficial do Nubank, o cliente é confrontado por uma gravação informando sobre uma transação que requer sua autorização ou, caso não reconhecida, a necessidade de cancelamento. Optando pelo cancelamento, o cliente é redirecionado para uma central fictícia, onde passa a interagir com um suposto atendente humano em vez de um sistema automatizado.

O falso atendente inicia questionamentos sobre detalhes da conta e solicita que o usuário acesse o aplicativo para procedimentos adicionais. Em um caso relatado, um cliente informou não ter o aplicativo do Nubank instalado, levando o golpista a buscar informações sobre outros bancos associados ao cliente.

Resposta do Nubank:

O Nubank foi contatado e esclareceu que esse tipo de golpe utiliza uma técnica denominada spoofing, na qual o número de origem da chamada é “camuflado” para ludibriar potenciais vítimas e levá-las a realizar operações indevidas. A empresa, ciente dessas práticas, lançou recentemente uma página especial de segurança destacando os golpes mais comuns em que terceiros se passam pela instituição.

Segue o posicionamento completo do Nubank:

– O golpe da falsa central de atendimento usando a técnica de spoofing tem se tornado mais frequente na indústria financeira. O Nubank alerta os clientes sobre essa tática por meio de materiais públicos, como este post no blog, e disponibiliza uma página de segurança para destacar golpes comuns envolvendo a instituição.

– Caso um cliente seja vítima de golpe, seja por essa abordagem ou qualquer outra, é crucial que entre em contato imediatamente com os canais de atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

– Adicionalmente, o Nubank possui um canal de denúncias para relatar abordagens suspeitas, contribuindo para prevenir novas tentativas de golpe semelhantes.

– Reforçamos que o Nubank jamais solicita aos clientes que cliquem em links, baixem aplicativos ou realizem operações financeiras por meio de contato telefônico. Em caso de dúvida sobre a autenticidade de uma ligação supostamente da empresa, aconselhamos que o cliente desligue e entre em contato pelos canais oficiais de atendimento.

*Com informações do site Terra