DESENVOLVIMENTO

Censo imobiliário em Boa Vista é lançado e mostra mercado positivo

Dados facilitarão a análise do mercado imobiliário e planejamento de novos projetos

Censo foi lançado pelo Sindicato da Construção Civil de Roraima. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Censo foi lançado pelo Sindicato da Construção Civil de Roraima. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Publicidade
Publicidade

Lançado nessa quinta-feira (07), na sede do Sindicato da Construção Civil de Roraima (SINDUSCON-RR), o Censo Imobiliário em Boa Vista mostrou que a capital de Roraima teve um mercado positivo e saudável no terceiro trimestre de 2023. Isso é o que aponta Anderson Gonçalves, gestor da Brain Inteligência Estratégica, empresa responsável pela análise dos dados.

O censo é um panorama trimestral do mercado imobiliário em Boa Vista. Com ele, segundo o Sindicato, será possível conhecer o atual cenário do mercado e planejar o futuro com base nos dados. De acordo com Gonçalves, Boa Vista é uma cidade forte para os imóveis horizontais, com loteamentos abertos ou fechados e tudo o que é aplicado

“Tudo o que lança na cidade, vende. É impressionante isso o que os dados relatam para a gente. E outro fator muito importante é que o preço praticado de produto horizontal hoje na cidade, principalmente dos condomínios fechados, é o preço que é praticado, por exemplo, no interior de São Paulo. Isso é extremamente positivo, […] e mostrando que 21,6% do que foi lançado ainda é estoque, ou seja, um mercado extremamente saudável”, explica o gestor Anderson Gonçalves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Para o presidente do SINDUSCON-RR, Clerlânio Holanda, ter um panorama sobre o mercado imobiliário boa-vistense é um passo para o desenvolvimento da capital. “Os números dão um norte para as incorporadoras, imobiliárias e construtoras para que eles possam melhor planejar os seus empreendimentos. Serão números reais do nosso estado e que, até então, não tinham”, destaca Holanda.

Censo Imobiliário

O Censo Imobiliário apresentará dados por trimestre sobre o perfil censitário do mercado imobiliário da capital Boa Vista, mapa e classificação de oferta vertical residencial e comercial, bem como oferta horizontal de casas e condomínios. Além disso, números referentes ao mercado por regiões, tipos de produto e vendas.

Já o panorama é um projeto do SINDUSCON-RR em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RR). Os dados, conforme o presidente do sindicato, deverão ser lançados no site da organização sindical.

Publicidade