Casa e decoração

Ateliê que transforma banners em bolsas pede doação de material reciclável

Na iniciativa, os materiais que iriam para o lixo ou ficariam sem utilidade, são reaproveitados pelas mãos das costureiras da comunidade

O projeto Ateliê Solidário está arrecadando doações de embalagens de ração de pets e banners, material bastante utilizado para cartazes de divulgações e afins. Na iniciativa, os materiais que iriam para o lixo ou ficariam sem utilidade, são reaproveitados e utilizados para confecção de bolsas e carteiras sustentáveis pelas mãos das costureiras da comunidade.

Após receber as doações, as costureiras realizam o corte e começam a confeccionar as bolsas, que podem ser criadas em diferentes modelos e sob encomenda. Uma das costureiras do projeto, Laurita Cecília, veio de Uiramutã para a capital e conta que o ateliê foi um espaço que a acolheu e ofereceu novas oportunidades. “Me ajudou em muita coisa, como eu tinha trabalhado com artesanato e costura, minha especialidade era a confecção e aqui recepção foi muito boa”, disse.


A coordenadora do projeto, Jacilda Barreto, explica a importância da ajuda da população nesta ação social (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O ateliê está aberto para doações de banners e embalagens de ração de pets e fica localizado na Igreja São Paulo Apóstolo, do Bairro dos Estados, zona Leste de Boa Vista. A coordenadora do projeto, Jacilda Barreto, explica a importância da ajuda da população nesta ação social.

“Órgãos e entidades que lidam com banners, costumam ter e não sabem o que fazer. Quanto mais banners, melhor, em qualquer cor e qualquer estampa.
A principal essência do projeto é a sustentabilidade, ficamos satisfeitos em ajudar a população, a natureza, a artesã. É uma cadeia de ajudas, e esse é o nosso objetivo”, ressaltou. 

Jacilda conta que o projeto começou em 2020 com a chegada dos imigrantes no estado, onde surgiu neles a curiosidade de aprender sobre costuras e artesanatos. A partir dessa ideia, uma máquina de costura foi doada e passou a ser utilizada pelos membros para ministrar aulas aos interessados. 

“As atividades eram variadas, bordados, crochês, costura, além da socialização durante aquele dia que as pessoas vinham pro ateliê. O local era cheio de pessoas de todas as idades, de idosas até crianças. Foi um auge, nós fazíamos feiras e nisso conseguimos atrair muitas pessoas”, comentou.


Uma das costureiras do projeto, Laurita Cecília, veio de Uiramutã para a capital e conta que o atêlie foi um espaço que a acolheu e ofereceu novas oportunidades (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

As bolsas, carteiras, ursos de pelúcia, entre outros artesanatos no local, estão disponíveis para a venda, com valores que variam de R$5 a R$15 e também podem ser adquiridas na Igreja.

COMO DOAR:

A Igreja São Paulo Apóstolo, fica localizada na avenida São Paulo, 324, no Bairro dos Estados

Telefone: (95) 9818-4271