FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO

A dois dias de começar festejo do Uiramutã, empresários denunciam esgoto a céu aberto

A situação afeta as ruas Martiniano Vieira e Ceci Mota, no Centro

Denunciantes afirmam que turistas sentem receio de entrar nos estabelecimentos devido ao mau cheiro do esgoto (Foto: Arquivo pessoal)
Denunciantes afirmam que turistas sentem receio de entrar nos estabelecimentos devido ao mau cheiro do esgoto (Foto: Arquivo pessoal)

Os turistas que chegam ao município Uiramutã para o 64º Festejo de São Sebastião, que acontecerão nos dias 2 e 3 de fevereiro, têm sido recebidos por um esgoto a céu aberto e urubus que se aproveitam do lixo na área. Prefeitura diz que não há rede de esgoto na cidade e responsabiliza Governo de Roraima, já a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, afirma que a implantação da rede de esgoto é de responsabilidade do Município.

A situação afeta as ruas Martiniano Vieira e Ceci Mota, localizadas no Centro. Além da população em geral, os empresários também têm sido prejudicados. Segundo o proprietário de uma distribuidora e lanchonete, que não quis se identificar, as pessoas que vão até o município para o evento sentem receio de entrar nos estabelecimentos devido ao mau cheiro do esgoto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“As vendas já caíram muito por causa dessa situação. Nenhum turista quer comer em um lugar com urubus na porta e um mau cheiro tremendo. Deixar assim é muito desrespeitoso com a população”, relatou o denunciante.

Situação na rua Ceci Mota (Foto: Arquivo pessoal)

A FolhaBV conversou com outro empresário de Uiramutã, que também preferiu não se identificar. Conforme o dono de restaurante, nas ruas onde está o esgoto a céu aberto, há um hospital e uma escola municipal. Quando chove, as pessoas têm que pisar na água contaminada para conseguir atravessar a rua. “É degradante, fica muito feio para o nosso município”.

Os dois denunciantes afirmaram que a falta de saneamento básico na região ocorre há anos, pois a Prefeitura Municipal do Uiramutã não teria realizado a obra para ligar o município à rede de esgoto. Eles tentaram entrar em contato com o órgão, porém nada foi feito.

Outro lado

À FolhaBV, Benísio Souza, prefeito do Uiramutã, confirma que o município não possui sistema de esgotamento sanitário. Porém, ele afirma que o serviço é responsabilidade do Governo de Roraima, não da Prefeitura.

Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informou que a empresa não opera o sistema de esgotamento sanitário e não tem conhecimento de que exista sistema de esgotamento sanitário no município. Além disso, “ressalta que a implantação de rede de esgotamento sanitário é de responsabilidade da Prefeitura do Uiramutã”.