CONTEÚDO PATROCINADO

A capital que mais cresce é também a que mais trabalha pelo bem-estar de sua população

Boa Vista investe em obras e serviços públicos para acompanhar o maior aumento populacional de uma capital brasileira

População de Boa Vista aumentou 45,4%, segundo o Censo 2022. (Foto: Tony William/PMBV).

A capital do país que mais cresceu nos últimos 12 anos foi Boa Vista, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado mês passado. Saltamos para 413 mil moradores nesse período – um aumento de 45,4% no número de pessoas que encontram na nossa cidade, caminhos para começar e recomeçar. Gente que vem de todos os lugares do Brasil e também de fora dele, em busca de oportunidades para escrever suas histórias.

Manter a qualidade de vida em um cenário de crescimento populacional é o desafio da Prefeitura de Boa Vista. Para isso, com investimentos sólidos e trabalho sério em prol da população, o Executivo Municipal direciona todos os recursos e condições necessárias para gerar oportunidades para a nossa gente.

Todos os dias, tem trabalho em andamento em diversas as áreas: saúde, educação, urbanismo, infraestrutura, além de investimentos na economia, avançando no campo e na cidade. Há sempre a mão da Prefeitura de Boa Vista como guia para a prestação desses serviços públicos de qualidade. A lista do que está sendo feito agora, enquanto você lê esse texto, surpreende: São 48 grandes obras em execução neste momento, em todo município.

Obras de drenagem, pavimentação e urbanização estão em andamento agora no Bom Intento, Murilo Teixeira, Operário, João de Barro e Caranã. Tem creche sendo construída e escolas reformadas no Equatorial, Sílvio Botelho, Centenário, Cidade Satélite, Araceli, Buritis e Paraviana. Seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo levantadas no São Vicente, Equatorial, Vila Jardim, PA Nova Amazônia, Said Salomão e Airton Rocha.

Investimentos da prefeitura beneficiam comunidades indígenas. (Foto: Jonathas Oliveira/PMBV).

As comunidades indígenas recebem uma atenção especial da gestão municipal. Além de 12 escolas que atendem a 900 estudantes em língua materna, quadras poliesportivas estão sendo construídas na Serra da Moça, Murupu, Truaru, Vista Nova, Vista Alegre, Lago Grande, Darora, Ilha, Comunidade do Milho, Morcego e Bom Jesus.

As ações nessas localidades vão muito além, beneficiando diretamente as famílias indígenas. Comunidades que encontraram na agricultura, bovinocultura e piscicultura, alternativas de autonomia, com o incentivo da gestão que leva seu apoio a mais distante delas: do alevino ao maquinário de produção de farinha, do fornecimento de insumos à implantação de Sistema de Irrigação Fotovoltaica, os investimentos geram resultados.

No empreendedorismo, impulsionamento de empregos e geração de renda, a prefeitura também se destaca. Boa Vista subiu para a 6ª posição no ranking de melhores capitais com cultura empreendedora do país, os melhores ambientes para se investir. O resultado é fruto de um levantamento feito pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que avalia condições de mercado que favoreçam o empreendedorismo por meio de políticas públicas desenvolvidas pelas administrações municipais.

No último ano, a cidade ganhou também a Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento (AME-BV), que tem aberto as portas para os novos negócios e impulsionado a geração de crédito para que os pequenos empreendedores deslanchem. A AME-BV já injetou R$ 1,5 milhão em linhas de microcrédito, que atenderam a 600 pequenos empresários. Trabalhadores que estão crescendo com apoio e direcionamento, e que também celebram avanços da cidade.

A capital da Cultura é detentora de títulos de grande porte, como o Boa Vista Junina – O Maior Arraial da Amazônia, e a maior paçoca do mundo, recém-celebrados em mais uma edição de sucesso do evento, com movimentação multimilionária para nossa economia direta e indireta. A capital do teatro moderno, do mirante e da orla com a vista mais bonita.

A capital passou a contar com o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista. (Foto: Jonathas Oliveira/PMBV).

A capital da Primeira Infância, com reconhecimento internacional de um trabalho bem executado em prol do desenvolvimento integral das nossas crianças – desde o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, pioneiro em toda a região, até a praça mais distante do Centro, com equipamentos lúdicos para ensinar aos pequenos enquanto brincam. A capital da Educação de qualidade, com escolas modernas, tecnologia de ponta e profissionais qualificados. Do livro didático à robótica, do método de ensino à merenda, tudo aqui é de excelência.

A capital do Servidor Público, com uma gestão que paga tudo em dia, que oferta licença-maternidade de sete meses e abre o diálogo sempre em busca de melhorias para que sua mão de obra seja sempre forte e capacitada. A capital da qualidade de vida, do bem-estar e da esperança por dias melhores. E tem muito mais vindo pela frente.