Esporte

Técnicos apoiam medidas adotadas pela Federação de futsal 

Os treinadores dos clubes filiados à FRFS (Federação Roraimense de Futebol de Salão) deram como acertada a decisão da entidade de suspender as competições que estavam em andamento como forma preventiva ao Coronavírus (Covid-19). 

A Folha de Boa Vista entrou em contato com os treinadores por meio de App de conversa e bateu um papo com os mesmos. A resposta foi unânime em apoio à FRFS.

Ainda na segunda-feira (16), a entidade confirmou a suspensão até o fim de março. Ela atendeu ao pedido do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) e decretou paralização. Clubes também suspenderam suas atividades por 15 dias. 

Os treinadores do Vivaz, Constelação, Independente-Faceten, Caxiense e Sporting Roraima apoiaram a decisão que está em vigor até segunda ordem. 

“Pensando num todo, foi acertada, já que todos [os campeonatos] estão parando”, assegurou Daiana Lima, treinadora do Independente. 

O técnico do Vivaz, também foi favorável à decisão e foi além: “Com certeza foi uma decisão de muito bom senso e responsabilidade social. O primeiro passo para que evitemos uma propagação do COVID-19 é uma prevenção coletiva e efetiva. Seria algo desrespeitoso e irresponsável manter as competições nesse momento”, diz Osmar Júnior. 

Para Olano Matos, a situação é delicada e a medida é adotada corretamente. 

“Claro que foi uma decisão acertada à suspensão. Até porque estamos passando por esse problema e todos nós temos que entender que é sério, é grave, que todos nós corremos riscos e todos nós temos que fazer nossa parte; e a Federação está fazendo a dela, que é nesse período de 15 dias suspender suas atividades pra que a gente possa minimizar esse problema”, disse o treinador do Constelação.

Rodrigo Viana lembrou que o esporte é usado para promover a saúde e que se tal medida não fosse tomada, seria contraditória. 

“Temos que ser coerentes e elencar as prioridades. Nesse sentido A saúde das pessoas está acima dos objetivos esportivos. Inclusive nós usamos o esporte para promover a prática de bons hábitos e melhorar a saúde dos praticantes. Seria contraditório nesse momento, nós, que somos propagadores de bons atos quanto à saúde, colocar em risco a vida dos atletas e dos amantes do futsal”, afirmou o treinador do Sporting Roraima.

A decisão da entidade foi bem recebida pelo Caxiense: “Foi a decisão mais sensata a ter sido tomada. Estamos no início de temporada, acredito muito que foi o mais correto a ter sido feito por conta que não podemos brincar com a situação dessa pandemia que tá acontecendo, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Temos que pensar primeiro na nossa saúde”, disse Araújo, treinador de base e adulto do clube.

As competições que estavam em curso e sofreram suspensão foram: Campeonato Roraimense de Futsal Sub-15, Taça Roraima categoria Sub-17 e Taça Roraima Adulta Masculina. 

Taças Roraima Adulta, Sub-17 e Estadual Sub-15 foram suspensos (Foto: Hélio Garcias/BV Esportes )

NO BRASIL E NO MUNDO – Diversas entidades cancelaram eventos, suspenderam e até adiaram as competições que se aproximam. A Conmebol já havia paralisado a Libertadores, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) as disputas nacionais. Na terça-feira (17) foi a vez da própria Conmebol adiar a Copa América, deste ano para 2021, e a FIFA adiou o Mundial de Clubes do ano passado. Já o COI (Comitê Olímpico Internacional) estuda se haverá ou não uma suspensão ou adiamento das Olimpíadas de Tóquio, prevista para ocorrer entre julho e agosto.

Em Roraima, o Campeonato Roraimense de Futebol Profissional não foi paralisado, porém ocorrerá até o fim do 1º turno sem o público nas arquibancadas, até segunda ordem. A quarta rodada ocorreu na noite de terça-feira (17) e, como acertado entre FRF (Federação Roraimense de Futebol) e clubes, não contou com torcedor presente.