Esporte

São Raimundo estreia hoje no Campeonato Brasileiro A2

Serão cinco jogos na fase de grupos: três serão disputados fora de casa e dois em Boa Vista com data e hora a ser definida pela CBF

Atual campeão estadual, o São Raimundo estreia às 19h (de Boa Vista) desta quarta-feira, 03, no Campeonato Brasileiro Feminino A2. As roraimenses entram em campo fora de casa para enfrentar o Operário-MT na Arena Pantanal em Cuiabá-MT. O Mundão faz parte do Grupo 2 que conta com o total de seis clubes. Participam da competição nacional 12 equipes no geral. 

Anteriormente, a disputa nacional era pela Copa do Brasil, porém com uma única partida. Desta vez a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) chega com modelo novo de disputa. Sendo assim, as meninas do Mundão dividem o Grupo B ao lado de 3B Sport, Operário-MT, Atlético-AC, Pinheirense-PA e Porto-Ro. Serão cinco jogos: três fora de casa e dois em Boa Vista. 

Treinador da equipe, Beto Vieira relatou a dificuldade que um time feminino tem no Estado, mas demonstrou confiança e diz que o clube tentará fazer história.

“São poucas pessoas que acreditam no futebol feminino como a gente do São Raimundo acredita e que podemos fazer história, podemos fazer o que muitas equipes ainda não tentaram, esse é um ponto. Nós temos uma estrutura pra isso, a gente só fica triste porque nós podendo ter um apoio maior, não temos. Até mesmo daqueles que podem ajudar, mas não pensam da forma coletiva”, disse. 

“Hoje o futebol feminino tá sendo representado pelo São Raimundo do nosso Estado, mas a gente ainda vê um certo preconceito e não temos esse apoio que deveríamos ter. Não falo pelo status do clube, mas pelas meninas”, completou. 

Como amante do futebol feminino no Estado, Beto demonstrou que ainda sonha com o melhor, uma seleção de Roraima, por exemplo. Segundo ele os clubes precisam enxerga isso. 

“O futebol feminino necessita de um apoio, precisamos planejar pra que possamos ter em competições futuras, não uma equipe, mas sim uma seleção do nosso Estado, que a gente possa ter apoio de todos os clubes e isso ainda não é possível. Acredito ainda que no futuro, com mudança de algumas pessoas, algumas cabeças, que essas cabeças possam pensar no coletivo e amanhã ou depois a gente possa colher frutos”, afirmou.

“No ano passado a gente bateu na trave, quando houve uma seletiva, fomos até a Paraíba e empatamos com o Botafogo-PB e esse ano a gente tinha um propósito muito maior que era esse compromisso para disputar esse Brasileiro, até porque nosso ranking é favorecido. Conseguimos chegar nele com muita dificuldade, ficamos em 41º e atualmente estamos em 37º no nacional e isso temos que colocar em pauta, mas estamos felizes em poder estar representando o Estado e a bandeira do futebol feminino”, finalizou.  

O primeiro compromisso será nesta quarta e depois também fora de casa o Mundão encara o Atlético-AC no dia 14/04 em Rio Branco na Arena da Floresta. Pela terceira rodada, com dia e local a definir, o São Raimundo recebe o Porto-RO na capital roraimense. Dando sequência a sua caminhada, o Mundão encara o 3B Sport-AM também sem local e hora definido, porém com mando de campo das amazonenses. Por último, São Raimundo recebe em Boa Vista a equipe do Pinheirense-PA com local e data e local a ser definida pela CBF.   

As representantes de Roraima são: Kássia, Jordania, Beatriz, Eva Sabina, Zinaira, Elizângela, Amanda, Glauciane, Daiane, Joveline, Rainy, Mayane, Jéssica, Kelley, Erika, Iolanda e Ihatamana. Os desfalques ficam por conta de Vanessa e Indianara. Comissão técnica: Beto Vieira, Márcio Esmero, Advaldo Santos, Enmily Feitosa, Amanda Amaral e Wesley Carlos.