Esporte

Roraimense campeã mundial de boxe escolar grava vídeo com Bolsonaro

Presidente enviou um recado ao pai dela, o treinador Ronaldo Silva, um dos maiores nomes do boxe roraimense

Campeã mundial de boxe escolar, a roraimense Rafaela Silva, de 17 anos, esteve na comitiva de atletas brasileiros medalhistas no Gymnasiade 2022 recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na tarde desta quarta-feira (6), em Brasília.

RELEMBRE: Em 2015, pai de Rafaela Silva contou sua história à Folha

Na oportunidade, a brasileira gravou um vídeo ao lado de Bolsonaro, que enviou um recado ao pai dela, o treinador Ronaldo Silva, um dos maiores nomes do boxe roraimense.

“Olha com quem eu tou. Mais um Ronaldão aí? (risos) Ronaldão, um abraço e parabéns pela filha”, disse o presidente.

Nessa quinta-feira (7), Rafaela Silva segue agenda em Brasília, onde a comitiva participará de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde será feito um balanço sobre a participação brasileira no Gymnasiade. O evento terá autoridades estatais e do esporte, de forma presencial e online, como o secretário nacional especial do Esporte, Marcelo Magalhães, e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.

Rafaela Silva se tornou a primeira campeã da categoria feminina até 60 quilos no Gymnasiade – uma espécie de Olimpíada escolar –, já que foi a primeira vez que o boxe foi incluído no programa da competição.

Rafaela Silva também foi vice-campeã brasileira e bronze no Campeonato Sul-americano, ambas competições na categoria Juvenil. Os desempenhos chamaram a atenção da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que a convocaram para a seleção de boxe no Gymnasiade deste ano.

Ainda em 2022, a roraimense vai disputar o Brasileiro e o Mundial da Espanha. Além disso, a atleta aguarda por uma convocação para disputar o próximo Campeonato Continental. Ademais, Rafaela Silva foi contratada para representar a cidade de São José dos Campos (SP) nos tradicionais Jogos Abertos do Interior de São Paulo.