Esporte

Reeleito, Zeca Xaud diz que clubes vão decidir suas propostas na FRF

Frequentemente criticado como o responsável pelo futebol local como um todo ainda ocupar as últimas posições nacionalmente, dirigente reiterou que a entidade só organiza os campeonatos

Após ser reeleito presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), Zeca Xaud, de 78 anos, afirmou que os nove clubes filiados vão decidir quais serão as suas propostas para o novo mandato, vigente até janeiro de 2027. Ele é recordista como o dirigente com maior tempo à frente de uma entidade esportiva e poderá passar dos 50 anos no poder.

“Eles é que vão decidir o tempo de duração de torneio, campeonato, como fazer as inscrições, até que dia. Isso vai depender deles. Apenas dou essa liberdade, porque acho que quem tem que cuidar do futebol são eles. Sou contra esse negócio de a Federação estar exigindo coisa, ainda mais no nosso futebol, carente de recursos, e os clubes também”, declarou. “Se juntar os problemas todinhos e houver uma união, garanto que tudo vai ser superado e o futebol vai crescer mais ainda”.

Frequentemente criticado como o responsável pelo futebol roraimense como um todo ainda ocupar as últimas posições nacionalmente, Xaud reiterou que a FRF só organiza os campeonatos. “O problema do futebol de clube é do clube, não podemos nos meter. A Federação não tem jogador. É bom que critiquem, porque no meio de críticas, às vezes aparecem críticas que podem até melhorar as condições do futebol”, disse.

Questionado sobre a falta de atualização das receitas e despesas na Federação no site da CBF desde 2018, Xaud prometeu disponibilizar os últimos balanços financeiros à imprensa, sem informar quando.

Xaud nasceu em Boa Vista no dia 19 de outubro de 1944. Casado com a ex-vice-reitora da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Ilma Xaud, é pai de quatro filhos. Sua profissão é contador e chegou a exercê-la na Prefeitura de Boa Vista, onde se aposentou em 1995. No esporte, ele dirigiu a Federação Roraimense de Basquete na década de 1970. Foi nessa época em que aceitou o convite para dirigir a FRF.

Na eleição deste sábado, a chapa O Trabalho Continua, liderada por Xaud e o vice-presidente da FRF, Waldir Barnabé, recebeu o voto de sete clubes: Atlético Roraima, Grêmio Atlético Sampaio (GAS), Náutico, Progresso, Rio Negro, River e São Raimundo. Por outro lado, Baré e Real foram os únicos a votar na chapa União pelo Futebol de Roraima, encabeçada pelo vice do Baré, Oziel Araújo, com o gestor do Real, Ataniel Borges, candidato a vice da FRF.

Membros do conselho fiscal

Compõem o conselho fiscal do novo mandato de Xaud os titulares José Danilo Souto Maior Nogueira, Santino Correa Neto e Olivaldo de Melo Sarah, e os suplentes Maria de Fátima Souza, Francisco Ribeiro Soares e Perildes Araújo da Silva.

*Por Lucas Luckezie