Esporte

Primeira árbitra local a comandar jogo em RR fala sobre ‘sonho realizado’

Façanha foi no empate sem gols entre Rio Negro e Baré, pela quinta rodada do grupo A do Campeonato Roraimense

Recém-transferida para o quadro de arbitragem da Federação Roraimense de Futebol (FRF), a árbitra amazonense Eliane Nogueira dos Santos, de 39 anos, se tornou nessa quinta-feira (30) a primeira árbitra local a comandar uma partida masculina pelo Campeonato Roraimense. A façanha foi no empate sem gols entre Rio Negro e Baré, pela quinta rodada do grupo A.

Professora de Educação Física, a profissional teve boa atuação, não teve um trabalho tão difícil e deixou a bola seguir no lance mais polêmico do jogo. Aos 18 minutos do primeiro tempo, o meia Darlan, do Rio Negro, caiu na grande área.

No lance, o zagueiro Dedimar, do Baré, tirou a bola do jogador que ficaria na cara do gol para colocar perigo à meta do Colorado. Jogadores e a comissão técnica do Galo reclamaram muito pela não marcação de pênalti.

Veja o lance

“É um prazer ser uma das primeiras aqui. Tou realizando o meu sonho e espero que tenha feito uma boa partida. Lógico que tem muita coisa pra melhorar, mas eu fiz o meu melhor, dei o meu melhor em campo, os jogadores contribuíram também pra jogar bola e isso ajuda bastante”, disse.

Anteriormente, Zacarias Santiago estava escalado para comandar o jogo, tendo Fabrício Dias e ela de assistentes 1 e 2, respectivamente. Mas segundo a Comissão de Arbitragem de Futebol (CAF-RR), a mudança foi feita devido aos testes e retestes físicos promovidos durante a capacitação do quadro de arbitragem roraimense com o instrutor nacional Marrubson Melo Freitas.

Em 2021, a então assistente Eliane Nogueira já tinha entrado para a história do futebol do Amazonas por integrar o primeiro trio de arbitragem feminino em um jogo profissional masculino no Estado vizinho, na goleada do Clíper por 10 a 2 sobre o Iranduba, no dia 7 de abril de 2021, pelo Campeonato Amazonense. Em 2023, ela foi assistente na partida entre Fast (AM) 4 x 1 Dianopolina (TO), pela Copa do Brasil Sub-17.

Tabu

Há muito tempo, a CAF-RR não escalava uma mulher para comandar um jogo. A primeira árbitra a comandar um jogo em Roraima foi Claudia Vasconcellos Guedes, da Fifa, que apitou a final do Campeonato Roraimense de 1997, vencida pelo Baré. Outras profissionais também comandaram partidas no Estado, nos anos seguintes.