Esporte

Políticos, Thiago Maia e outras personalidades de RR lamentam por Pelé

Rei do Futebol morreu aos 82 anos vítima de um câncer no cólon. Notícia repercute em todo o mundo

Pelé deixou o mundo mais triste ao se despedir nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, vítima de um câncer no cólon. Após o anúncio da morte, dezenas de políticos e personalidades de Roraima usaram as redes sociais para lamentar a morte do Rei do Futebol, entre eles, o volante Thiago Maia, do Flamengo, que escreveu: “descanse em paz, Rei!”.

Com essa mesma frase, o Grêmio Atlético Sampaio (GAS) encerrou uma curta nota em que define Pelé como “o melhor jogador de todos os tempos”. Também foram objetivos nas mensagens políticos como o deputado federal Haroldo Cathedral (PSD): “Pra sempre Rei”. E o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), que escreveu: “Gratidão ao Rei Pelé”.

Segunda personalidade de Roraima mais seguida do Instagram com 1,1 milhão de seguidores, Kaynan Andrade, o Meia Trocada, no auge de seus sete anos de idade, reconhece ter visto Pelé apenas pelos vídeos. Ele declarou que o ex-jogador “mostrou o futebol para o mundo com as suas artes e espetáculos” dentro de campo. “Que Deus conforte o coração de cada um, forte abraço do meia trocada”.

O Governo de Roraima recebeu a notícia com “grande pesar” e disse que o legado do Rei “fica para sempre no coração de todos os brasileiros que se orgulham do Brasil ser o país do futebol, graças à sua genialidade, criatividade e senso de humanidade”.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), lembrou que Pelé é o “maior ídolo” do Brasil e que “durante toda a sua vida despertou a admiração não apenas dos brasileiros amantes do futebol mas de todas as pessoas do planeta”.

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa (Solidariedade), disse que o Rei “descansou”. “Hoje os amantes do futebol choram pela perda desse craque que tanto contribuiu com o futebol e nos deu muitas alegrias. Vá em paz Rei Pelé”.

Senadores de Roraima também lamentaram a morte. Telmário Mota (Pros) agradeceu a Pelé pelos mais de mil gols marcados na carreira e por sua genialidade. “O Brasil chora a sua partida, mas agradece a alegria e o exemplo que você nos deixou”, postou. Para Mecias de Jesus (Republicanos), o país do futebol e o mundo perderam uma “grande referência”.

O casal de deputados federais de Roraima também comentou. Enquanto Sheridan Ramos, que deixará o cargo, disse que o legado de Pelé “fica eternizado no coração de sua torcida”, o eleito Duda Ramos (MDB) lembrou que o Rei “deu muitas felicidades não apenas aos brasileiros, mas a todos que amam o futebol”.

O deputado Nicoletti (União Brasil) escreveu a velha frase “Pelé é eterno!” ao dizer que o Rei “mudou a história do futebol com a sua garra e talento, tornou o futebol arte e profissão, deu visibilidade ao Brasil, mostrou ao mundo que um jovem negro podia vencer e ser o maior do mundo! Pelé se tornou um símbolo e uma inspiração para milhares de jovens!”

*Por Lucas Luckezie