Esporte

Johonny Rafael e Cris Bezerra vencem corrida de aventura na zona rural

Percurso começou no campo dos girassóis e seguiu pelo campo de soja até uma estrada de terra no lavrado. corredores também atravessaram um riacho, poças e um pequeno morro de piçarra

Os atletas Johonny Rafael e Cris Bezerra foram os campeões masculino e feminino da 2ª AgroBVRun, realizada neste sábado (23), na zona rural de Boa Vista. O evento que abriu a programação da feira da agricultura familiar boa-vistense AgroBV 2022 reuniu cerca de 300 competidores, que percorreram trilhas e estradas de terra nas proximidades do Campo Experimental, localizado no quilômetro 5 da RR-321, região do Bom Intento.

Rafael cruzou a linha de chegada em 19 minutos e 28 segundos após percorrer os cinco quilômetros de prova. Apesar de estreante na AgroBVRun, ele já corre há quase 15 anos. O primeiro contato com o esporte ocorreu quando ele ainda era criança, nas aulas de Educação Física. O incentivo, inclusive, veio de seu professor.

“Desde que comecei a correr participo de todas as competições que eu posso, mas essa foi diferente. Eu gostei bastante. O trajeto é cheio de desafios, diferente de quando corremos no asfalto. Até passar por um riacho a gente teve que passar. Teve gente nadando atrás de mim. Com certeza, vou participar das próximas edições”, comentou.

Por sua vez, Cris Bezerra finalizou o percurso em 27 minutos e 14 segundos. Foi a segunda participação da corredora profissional na competição. “É uma corrida que, quem conhece, espera o ano todo para participar. É diferenciado. A gente sai da cidade, do asfalto, se diverte e é contemplado com um cenário incrível desse nosso lavrado, sem contar os obstáculos. Para mim, a parte mais desafiadora foi a da água”, relatou.


Vista aérea de trecho do percurso (Foto: Richard Messias/Semuc)

A corrida de aventura iniciou às 7h30, com largada do Centro de Difusão Tecnológica (CDT) e chegada no mesmo local. O percurso começou no campo dos girassóis e seguiu pelo campo de soja até uma estrada de terra no lavrado. Os corredores também atravessaram um riacho, poças e um pequeno morro de piçarra.


Teve até passagem pela água (Foto: Katarine Almeida/Semuc)

Toda a prova foi acompanhada por bombeiros civis, além de uma ambulância que esteve à disposição durante todo o trajeto nas proximidades da linha de chegada, já que o percurso não permite passagem de carros para acompanhamento constante.

Neste ano, os três primeiros colocados na classificação geral e os campeões das cinco categorias etárias (18 a 29 anos; 30 a 39; 40 a 49; 50 a 59; e mais de 60) receberam troféus e brindes. Todos os competidores receberam medalhas de participação.