Esporte

Jogador da Copa Boa Vista Sub-12 participa de teste na base do Grêmio

Emanuel Nunes Batista, de dez anos, foi aprovado entre 700 candidatos que participaram da seletiva local do clube gaúcho, realizada em julho, em Boa Vista

Vice-artilheiro da Copa Boa Vista Sub-12 de 2021 com oito gols, o meia-atacante Emanuel Nunes Batista, é um dos três roraimenses que passam por testes no Centro de Treinamento da base do Grêmio, em Porto Alegre, até a próxima sexta-feira (24).

O atleta de dez anos participa dos testes depois de ser aprovado entre 700 candidatos que participaram da seletiva local do clube gaúcho, realizada em julho, em Boa Vista. Pela escolinha do Tiradentes, o jogador tem uma média de mais de um gol por jogo (2,66) na maior competição de futebol amador do estado.

Emanuel começou a jogar bola aos seis anos, na escolinha onde treina até hoje. Com o time, o meia-atacante tem bagagem no currículo: foi campeão da Iberleague Sub-9 local em 2020 e, no mesmo ano, participou da campanha do terceiro lugar na Copa Boa Vista Sub-12.


Emanuel foi campeão da Iberleague Sub-9 com o Tiradentes em 2020 (Foto: Divulgação)

O pai dele, Tadeu Caldeira Batista, revela que o filho teve um outro lado durante a recente carreira. “Ele queria ser goleiro, aí teve um treinador que disse pra ele abandonar esse negócio de gol. Aí ele botou na cabeça e disse: “pai, quero ser um jogador de futebol profissional”. Ele abandonou o gol e, graças a Deus, está de cabeça erguida e com grande fé em Deus vai dar tudo certo”, lembrou.

Fã de Lionel Messi, o atleta de 1,30m é veloz, driblador e chuta forte. “Vamos torcer pra ver se dá certo de ele ficar lá”, disse o presidente do Tiradentes, Léo das Neves.

Outros dois roraimenses também tentam vaga no Grêmio


Jogadores roraimenses participam de testes no Grêmio nesta semana (Foto: Divulgação)

Emanuel participa dos testes junto com o meia Guilherme Souza dos Santos, de 11 anos, e do atacante Lucas Thiago Linhares Cardoso, de 12. Segundo o observador técnico da base do Grêmio, Claudinei Vargas, os resultados das avaliações serão divulgados na sexta-feira.

“Depois desse primeiro processo, se eles se destacarem, vão ser conduzidos ao grupo principal pra, então, continuar o processo de avaliação e, aí sim, posterior a isso, é aprovado definitivamente dentro do clube”, explicou.

Os jogadores têm o suporte do treinador da escolinha Grêmio Esporte Roraima, Bruno Farias, ex-jogador da base do Grêmio, que também dará suporte a outros três atletas que vão participar dos testes na próxima semana, como os zagueiros Fabricyo Santana Lima e João Victor Souza Tabosa, e o volante Kauã Murilo Sousa Silva.


Bruno Farias (ao meio) é ex-jogador da base do Grêmio (Foto: Divulgação)