Esporte

Eleição da Federação Roraimense de Futebol é marcada para 14 de janeiro

Até o momento, há duas pré-candidaturas definidas: a dos atuais presidente e vice, Zeca Xaud e Waldir Barnabé; e a dos respectivos presidente e vice de Atlético Roraima e Baré, Denner Andrew e Oziel Araújo

A Federação Roraimense de Futebol (FRF) convocou para o próximo dia 14 a assembleia geral ordinária das eleições para o presidente e o vice-presidente que vão comandar a entidade de janeiro de 2023 a janeiro de 2027. O edital de convocação foi publicado na Folha após muita incerteza sobre a data – e ainda quebra a tradição do pleito ser realizado a cada quatro anos, em 1º de janeiro.

Os nove clubes locais compõem o colégio eleitoral e também vão escolher os três membros titulares e três suplentes do conselho fiscal da FRF. A posse será na mesma reunião, marcada para começar às 8h, na sede da entidade.

Conforme o edital de convocação, as chapas poderão ser inscritas até as 17h da próxima segunda-feira (9), na FRF, por requerimento escrito que comprove a subscrição da postulante pelas entidades filiadas à Federação.


Edital da eleição na FRF (Foto: Reprodução)

Até o momento, há duas pré-candidaturas definidas: a dos atuais presidente e vice, Zeca Xaud e Waldir Barnabé; e a dos respectivos presidente e vice de Atlético Roraima e Baré, Denner Andrew e Oziel Araújo.

Xaud controla o futebol roraimense desde a fundação da FRF, em 1974, e é o presidente com mais tempo à frente de uma federação no Brasil. O cartola é o favorito a vencer o pleito para exercer o 14º mandato, frente à primeira pré-chapa de oposição em 15 anos.

Andrew, por sua vez, tem atuação nos bastidores do futebol há menos de dez anos e assumiu a presidência do Roraima em 2020, com a morte do pai Carlos Alberto dos Santos, vítima de câncer. Santos era um dos aliados históricos de Xaud.

*Por Lucas Luckezie