Esporte

Copa do Brasil: São Raimundo e Cuiabá duelam hoje no estádio Canarinho

Roraimenses jogam por vitória simples e rivais cuiabanos têm vantagem do empate 

Chegou o grande dia! A Copa do Brasil de 2023 vai começar para o único representante do futebol roraimense. Atual heptacampeão estadual, o São Raimundo recebe o Cuiabá, às 18h desta quarta-feira (22), no estádio Canarinho, em Boa Vista.

O Cuiabá joga com regulamento debaixo do braço e tem o direito do empate para seguir na competição. O Peixe Dourado ocupa melhor colocação no ranking da CBF. Para o Mundão, no entanto, somente o triunfo interessa. Não há decisão por pênaltis.

Com 10 participações anteriores, o Pássaro Azul é o representante roraimense mais frequente na competição e vai em busca da sua primeira classificação para a segunda fase.

Quem passar do confronto entre times de Roraima e Mato Grosso enfrentará, como mandante na segunda fase, o vencedor de Botafogo (SP) x Parnahyba (PI).

Embate

O duelo tem todos os ingredientes para um grande espetáculo. O Cuiabá venceu os sete jogos que fez no Estadual do Mato Grosso, invicto, marcou 20 gols e sofreu apenas quatro. O Peixe Dourado é o líder da competição.

Os roraimenses irão estrear na temporada. Além de ser o primeiro jogo do ano, para o São Raimundo é a partida mais badalada do semestre e, em caso de vaga na fase seguinte, os cofres ficam cheios: mais R$ 900 mil serão depositados, além dos R$ 750 mil por estar na primeira fase.

Mundão


São Raimundo busca classificação inédita na Copa do Brasil (Foto: Hélio Garcias/São Raimundo)

O time do técnico Chiquinho Viana tem apenas um desfalque para partida: o meia-atacante Rian retornou de lesão na panturrilha e segue treinando separado do elenco.

A briga por titularidade é intensa, a começar por Marcão e André Regly, dois goleiros a altura. Na função de volante, Juca e Panda brigam pelo mesmo espaço, e Viana vai optar pela experiência de Panda ou pelo entrosamento de Juca e Belão. No meio para frente, o time tem duas opções: Juninho, Tavinho e Kanté no setor ofensivo, ou Juninho fazendo o meio e Carlinhos entrando no time titular.

O provável time do São Raimundo é: Marcão; Luã, Allan, Guigui e Leandro Cabecinha; Juca, Belão e Juninho; Tavinho, Carlinhos (Nelson Reina) e Kanté 

Peixe Dourado


Cuiabá reconheceu o gramado do estádio Canarinho (Foto: Robson Boamorte/Cuiabá E.C.)

O Cuiabá vai para sua 14ª participação no torneio. O técnico Ivo Vieira ganhou reforços de peso na última hora para viagem a Boa Vista: o volante Ronald e o centroavante Wellington Silva. O provável time do Cuiabá é: João Carlos; Mateusinho, Joaquim, Marllon e Rikelme; Denilson, Cappellini, Jonathan Cafu e Fernando; Iury Castilho e Isidoro Pitta.

O centroavante Deyverson, ex-Palmeiras e autor do gol do título da Libertadores da América sobre o Flamengo, também está na delegação do Cuiabá, assim como o meia Rodriguinho e o goleiro Walter, campeões brasileiros pelo Corinthians em 2017. Os jogadores de linha devem entrar no segundo tempo.

Arbitragem

  • Árbitro principal: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (BA)
  • Auxiliar 1: Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
  • Auxiliar 2: Ledes José Coutinho Neto (BA)
  • Quarto árbitro: Wasley Couto (RR)
  • Analista de campo: José Ordilo Soares da Silva (RR)

*Por João Paulo Oliveira