Esporte

Conheça Kiko Louco, o roraimense que ganhou o mundo do freestyle

Jonilson Silva, mais conhecido como Kiko Louco deixou Roraima para desafiar a gravidade com saltos acrobáticos em motocicletas

Jonilson Lima da Silva, de 33 anos, é conhecido no universo do motocross pelo apelido de “Kiko Louco”. O roraimense que já trabalhou com camelô na avenida Jaime Brasil, no centro da Cidade, hoje é um dos nomes mais importantes e conhecidos do motocross mundial, onde faz apresentações de freestyle e participa de competições.

Em 2020, o piloto foi o campeão brasileiro do Duelo de Motos, a principal competição do país na modalidade. Kiko também competiu nas passagens do Mundial de Freestyle Motocross pela China. Em 2018 tornou-se o brasileiro com o maior número de participações numa mesma temporada.

O nome dado pelos companheiros não é por acaso, em suas apresentações, o piloto procura desafiar a gravidade com saltos desafiadores no comando de sua moto.

O piloto em apresentação na China (Foto: Divulgação)

Em entrevista exclusiva à FolhaBV, ele contou que sempre adorou adrenalina, desde quando ainda era um menino. “Eu comecei andando de skate, mas aquilo não supria minha necessidade de adrenalina, ai parti para o bicicross, ao longo dos anos fui me aperfeiçoando nas manobras até que comprei uma moto e comecei a participar de competições de motocross aqui mesmo no estado”, lembrou.

O jovem talento das pistas foi descoberto pelo piloto Gilmar Flores, o Joaninha, hexacampeão da Copa Brasil de motocross freestyle que veio a Roraima para fazer espetáculos e conheceu Kiko Louco, o convidando para participar de sua equipe.

“Ele me deu essa oportunidade e fui com ele para o Mato Grosso, onde moro até hoje. Depois fui convidado a integrar a equipe de Jorge Negretti em São Paulo, e em 2017 fui convidado para a China, onde passei dois anos”, contou.

Kiko Louco relembra as apresentações e competições que participou fora do país. “Participei de uma competição com os melhores do mundo, então passa um filme na cabeça, poder estar ali ao lado de pessoas que sempre admirei, e poder competir de igual pra igual é muito gratificante”, acrescentou.

Kiko Louco concedeu entrevista exclusiva à FolhaBV (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

PANDEMIA – O piloto contou a reportagem sobre a recente tragédia que ocorreu em sua família por conta da covid-19. “Há menos de um mês perdi meus pais, por conta desse vírus. Minha mãe faleceu primeiro e meu pai já estava internado, no outro dia ele também se foi. Foi um momento terrível”, lembrou.

NOVOS PLANOS – Kiko que está em Boa Vista desde a semana passada, adiantou que o plano é voltar a morar em Roraima, onde pensa em montar sua própria equipe de apresentações freestyle. “A minha ideia era colocar esse plano em prática em 2022, mas com a pandemia tive que atrasar, e a meta é que em 2024 eu volte para cá e comece a fazer shows por todo o interior do estado”, finalizou.

Veja vídeo das manobras de Kiko Louco: