Os atletas roraimenses Lucas Gabriel, Alice Viana e Kaio Lima participaram da 17ª Copa América de Taekwondo e World Taekwondo Championships, em Arujá (SP). Foto: divulgação
Os atletas roraimenses Lucas Gabriel, Alice Viana e Kaio Lima participaram da 17ª Copa América de Taekwondo e World Taekwondo Championships, em Arujá (SP). Foto: divulgação

Três atletas de Roraima conquistaram pódios na 17ª edição da Copa América de Taekwondo, realizada em Arujá (SP), e também no World Taekwondo Championships, que ocorreu paralelamente nesse sábado (11). Lucas Gabriel Nunes Cristo, de 17 anos, e Alice Viana, de 14, garantiram medalhas de prata em suas categorias, enquanto Kaio Lima, de 23 anos, trouxe para o Estado um bronze inédito na categoria adulto.

Natural de Boa Vista, Lucas Gabriel representa a Associação Kyok Pa de Taekwondo e competiu na categoria juvenil até 63 kg. Ele venceu Douglas Figueiredo (MG) e o colombiano Orozco Galindo Sebastian antes de enfrentar o paulista Ângelo Stiliano Neto na final.

“É a primeira vez que participo da Copa América, que é uma competição de alto rendimento. Lutei contra atletas de referência e subir ao pódio levando o nome do meu Estado e da minha academia é um grande orgulho”, disse Lucas.

Lucas Gabriel ficou com a prata na 17ª Copa América de Taekwondo. Foto: divulgação

Alice, de Normandia e da academia One Lim, também subiu ao pódio na categoria cadete. Ela venceu a paulista Ana Clara Gomes e disputou ponto a ponto a final contra a gaúcha Raphaela Monteiro.

“Me preparei muito para essa competição. Apesar de uma lesão durante a luta, estou feliz com o resultado. Vou continuar treinando para chegar ao topo, que é o sonho de todo atleta”, afirmou Alice.

Alice Viana foi medalhista de prata na 17ª Copa América de Taekwondo que está ocorrendo em São Paulo. Foto: divulgação

O técnico Gleidijanison Lima da Silva destacou a dedicação e a força dos atletas. Já para o mestre Wellington Sales, 6º Dan e representante da Liga Nacional de Taekwondo no Estado, as conquistas reforçam a importância de investir no esporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“O resultado confirma o potencial de Roraima”, disse Gleidijanison. “Não é fácil sair de Roraima e competir internacionalmente. Essas medalhas mostram talento e a relevância do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento da juventude”, completou mestre Wellington.

A Copa América segue até segunda-feira (13) e reúne atletas de dez países nas modalidades luta e poomsae.

Bronze histórico no Mundial

Kaio Lima conquistou medalha inédita para Roraima. Foto: divulgação

No World Taekwondo Championships, Kaio Lima, natural de Normandia, conquistou a medalha de bronze na categoria adulto ao enfrentar o atual campeão Guilherme Peixoto (MG). A conquista é inédita para Roraima.

“Aprendi a nunca desistir. Continuarei treinando cada vez mais, não só por mim, mas por todos que acreditam no meu potencial. Meu foco é conquistar o ouro nas próximas competições”, afirmou Kaio.