Esporte

Andrya representa RR no Sul-Americano e revela sonhar em ser zootecnista

Dez atletas se inscreveram na mesma categoria da lutadora e entram no tatame nesse domingo

A atleta roraimense e faixa laranja de jiu-jítsu Andrya Lorraine de Souza Ferreira, de 12 anos de idade, é uma das representantes da Zenith North Team Leal no Campeonato Sul-Americano Kids. A garota luta pela categoria infantil pesado e é uma das nove apostas do professor e faixa preta Milson Leal, que embarcaram para a disputa continental neste fim de semana, na Arena Coronel Wenceslau Malta, no Parque Olímpico da Vila Militar Deodoro, no Rio de Janeiro.

A competição é organizada pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu Brasileiro (IBJJF). Dez atletas se inscreveram na mesma categoria da lutadora e entram no tatame nesse domingo (21). O certame reúne as melhores “cascas-grossas” infantis da América Latina.

Sonho com arte suave e carreira na Zootecnia

Nascida em Boa Vista, Andrya Lorraine de Souza Ferreira concilia os treinamentos de jiu-jítsu com o 7° ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Militarizado Maria Nilce Brandão, na capital. Nasceu e se criou no bairro Caranã para tentar fazer história no cenário nacional e continental. Tem mantido árdua rotina de dois treinos por dia, todos os dias da semana. Esse é o preço por pódio no Sul-Americano, a porta de entrada para o Mundial.

Apaixonada por animais, assim como pela arte suave, Andrya Lorraine tem o sonho de estudar o curso de Zootecnia. “O meu sonho é seguir no jiu-jítsu e ser campeã mundial, me aprimorar e me tornar uma referência entre todos os países. Também quero e sonho ser zootecnista”, disse a garota de 12 anos.

Trajetória na arte suave

Mãe da lutadora, Jorgeneide Souza, a Neide, é quem apoia a atleta. Ela conta um pouco do início da filha na modalidade. De um simples convite para uma realidade e novos sonhos na vida.

“Começou a treinar aos sete anos de idade. Foi convidada por um coleguinha da escola, que não gostou da modalidade e desistiu. Ela prosseguiu por influência dele. Deu certo e hoje é dedicada aos estudos e treinamentos”, citou a mãe.

Principais títulos

A menina Andrya já carrega o título de campeã do Campeonato Centro-Oeste 2022 e do Winter Cup 2022, de Brasília, e possui medalha de prata no Campeonato Brasileiro deste ano.

*Por João Paulo Oliveira