Pesquisas divergem em resultado para Governo

Pesquisa Inope aponta Denarium com 55,4% e Teresa com 41,6%

Em parceria com a Folha, o Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (Inope)  divulgou a pesquisa nesta sexta-feira, 30, revelando os índices de intenção de voto para o cargo de governador de Roraima.

No começo da noite, o Instituto Ipec de Pesquisa também divulgou pesquisa através da Rede Amazônica. Pelos dados os institutos de pesquisa divergem em relação aos resultados para Governo. Veja o que dizem os institutos:

INOPE

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas entre os dias 29 e 30 de setembro nos 15 municípios de Roraima. A margem de erro é de 1,79 percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) com o número RR-03517/2022. Para o cargo de presidente, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02823/2022.

GOVERNO DO ESTADO

Em análise por votos válidos, Antônio Denarium seria reeleito no primeiro turno com 55,4% das intenções de voto enquanto Teresa Surita fica com 41,6%

SENADO

As intenções de voto para senador indicam Hiran Gonçalves, candidato do PP, em primeiro lugar com 33,1%, Romero Jucá, candidato do MDB, em segundo lugar com 29,5% das intenções de voto e Telmário Mota, candidato do PROS, em terceiro com 10%. O gráfico três mostra a distribuição percentual de intenção de voto para todos os candidatos

PRESIDENTE

Para o estado de Roraima, a eleição para presidente encontra-se definida. 64,7% dos entrevistados afirmam que irão votar em Bolsonaro, candidato do PL, em segundo lugar Lula, candidato do PT, ficou com 18,8% das intenções de voto. Apenas Simone Tebet (6,2%) e Ciro Gomes (3,2%) ficaram com mais de 1% das intenções de voto.

Segundo o instituto a pesquisa possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 1,79% para mais ou para menos. O universo da pesquisa são os eleitores e potenciais eleitores do estado de Roraima. Método quantitativo probabilístico e seleção aleatória da unidade amostral pelo método de amostragem estratificada com sondagens. Amostra bi etápica, onde em um 1º estágio é feito o sorteio da residência e em um 2º estágio é feito a seleção aleatória, de uma única pessoa, dentro desta residência.

IPEC

Pesquisa do Ipec encomendada pela Rede Amazônica, também divulgada nesta sexta-feira (30). Nos votos válidos, o atual governador e candidato à reeleição Antonio Denarium (PP), lidera a disputa no primeiro turno com 51%, seguido por Teresa Surita (MDB), com 45%, Fábio Almeida (PSOL): 2%, Juraci Escurinho (PDT): 1% e Rudson Leite (PV).

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro em 13 cidades de Roraima. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) com o número RR-02032/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-09322/2022.