Apenas 35% das candidaturas em Roraima são de mulheres

Em Roraima, apenas 216 mulheres são candidatas para as eleições de 2022. 

Em Roraima, apenas 216 mulheres são candidatas para as eleições de 2022. O número é menor do que a disputa eleitoral de 2018, quando 219 mulheres se candidataram aos cargos. Este ano, o baixo número representa 35% do total de candidaturas registradas. De acordo com a Justiça Eleitoral, as mulheres formam maioria da população apta a votar em todo o estado, sendo 51% do total. 

Ao cargo de governo de Roraima, há 1 mulher na disputa: Teresa Surita  (MDB). A emedebista aparece com 38% nas intenções de voto, atras do atual governador Antonio Denarium que tem 45%, conforme mostrou uma pesquisa do Instituto Ipec no estado. Ao cargo de vice-governadora, são duas candidatas: Cristina Burger do PV e a Psicóloga Lia Michelli do PDT.

Para o Senado, nenhuma mulher concorre, mas para suplentes tem seis candidatas, Lucia Alberto (PSOL); Marcinha do Povo (PTB); Aline Rezende (PRTB); Ana Alencar (PATRIOTA); Dorinha (PODE);  Regina (PMN). 

Para a disputa das oito vagas na Câmara Federal, são 101 homens e 63 mulheres; já para o cargo de deputado estadual, são 260 homens e 142 mulheres.

Segundo a atual legislação brasileira, os partidos são obrigados a reservar pelo menos 30% do total de candidaturas para as mulheres nas eleições proporcionais (deputado estaduais, distritais, federais e vereadores).