Institutos divergem sobre intenção de voto em Roraima

As últimas pesquisas Inope e Ibope para o Governo de Roraima divergiram sobre quem estava na frente na disputa

Pesquisas de intenção de voto feitas pelo Inope e pelo Ibope, divulgadas nessa sexta-feira, 26, divergem em relação à previsão de resultado da disputa pelo Governo de Roraima. Pelo Inope, existe a possibilidade de qualquer um dos dois candidatos (Anchieta Júnior ou Antonio Denarium) vencerem a eleição no domingo. Nesse levantamento, Anchieta (PSDB) aparece com 50,20% contra 49,80% de Denarium (PSL), considerados os votos válidos na pesquisa estimulada.

Como a margem de erro da pesquisa é de 2,19 pontos porcentuais para mais ou para menos, qualquer um dos dois pode vencer. O Inope também mostrou que 6,30% dos entrevistados estão indecisos e 13% ainda admite que pode mudar seu voto. Segundo o relatório da pesquisa, esse percentual de pessoas que podem mudar de voto não favorece diretamente a nenhum dos dois candidatos. A análise cruzada de informações mostra que há um equilíbrio para ambos os lados de eleitores.

O Inope entrevistou 2.000 pessoas em 15 municípios de Roraima, entre os dias 24, 25 e 26 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RR-04478/2018. O nível de confiança é de 95%.

Pelo Ibope, o resultado é diferente. O candidato Antonio Denarium (PSL) permanece na liderança na disputa do segundo turno em Roraima e venceria com a maioria dos votos válidos, apesar de ver a diferença cair em relação ao segundo colocado. Segundo o instituto de pesquisa, o representante do PSL soma 54% das intenções de voto contra 46% de Anchieta. Foram ouvidos 812 eleitores entre quarta-feira e ontem. Mesmo dentro da margem de erro, Denarium somaria mais do que a metade de todos os votos válidos, resultado que seria suficiente para garantir sua eleição imediata.

Com margem de erro de três pontos percentuais, a pesquisa, contratada pela Rede Amazônica, tem nível de confiança de 95% e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04787/2018.

Na primeira pesquisa, divulgada no último dia 20, Denarium tinha sido citado por 62% dos eleitores, enquanto o tucano tinha 38% dos votos válidos. No primeiro turno da disputa ao Governo do Estado, Denarium obteve 42,27% dos votos válidos, ante os 38,78% de Anchieta.

PRESIDÊNCIA – A disputa presidencial em Roraima se apresenta de forma bem definida também para o segundo turno, assim como ocorreu no primeiro. Segundo o Instituto Inope, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) possui uma grande vantagem em relação ao adversário. Com 61,6% das intenções de voto, ele está 36,1 pontos percentuais à frente de Fernando Haddad (PT), que possui 25,5% de intenções de voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 24, 25 e 26 de outubro, ouvindo 2.000 eleitores. (C.C)