EDUCAÇÃO

Inscrições para seletivo de cuidadores e intérpretes iniciam na terça-feira (21)

Edital prevê a contratação de 290 profissionais de apoio escolar (cuidadores de alunos) e 43 intérpretes

As inscrições estarão abertas entre os dias 21 e 26 de maio
As inscrições estarão abertas entre os dias 21 e 26 de maio

A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) de Roraima lançou um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 333 profissionais de apoio escolar e tradutores/intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 16 de maio e visa reforçar a educação inclusiva na rede estadual de ensino e nos centros de atendimento educacional especializados, tanto na capital quanto no interior do estado.

Rosalete Saldanha, presidente da comissão estadual de processos seletivos, destacou a importância dos novos profissionais para a educação inclusiva. “São dois profissionais de extrema importância para a promoção da educação inclusiva na rede estadual de ensino. As inscrições ocorrerão de forma presencial ou online. Convidamos todos os interessados para que se inscrevam”, afirmou.

REQUISITOS E FUNÇÕES

Os candidatos devem possuir, no mínimo, o ensino médio completo. Além disso, os candidatos a cuidador de aluno devem apresentar certificação de curso na área com carga horária mínima de 60 horas, enquanto os candidatos a tradutores e intérpretes necessitam de certificação avançada em Libras, com carga horária mínima de 120 horas ou certificação do Prolibras.

As funções dos cuidadores de alunos incluem suporte na alimentação, locomoção, higiene corporal, vestimenta, comunicação e atividades correlatas, garantindo segurança e bem-estar aos alunos com deficiência ou transtorno do espectro autista.

Já os tradutores e intérpretes de libras farão a mediação da comunicação entre surdos e ouvintes e atuarão em diferentes atividades pedagógicas e eventos escolares.

INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas entre os dias 21 e 26 de maio e podem ser realizadas presencialmente no prédio da antiga Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Centro Cívico de Boa Vista, ou online, através da página de acompanhamento do Ierr (Instituto de Educação de Roraima), por meio deste link. Lá também está disponível o edital completo.

Os candidatos devem apresentar documentos como CPF, documento de identificação e certificação de conclusão do ensino médio, além dos certificados específicos para cada função.

SELEÇÃO, AVALIAÇÃO, REMUNERAÇÃO E JORNADA DE TRABALHO

A seleção será feita por meio de avaliação de títulos, considerando a formação acadêmica e cursos complementares dos candidatos. Tanto os cuidadores quanto os intérpretes de Libras terão uma carga horária de 30 horas semanais e remuneração de R$ 1,5 mil mensais.

Os candidatos devem acompanhar todas as publicações relacionadas ao processo seletivo no Diário Oficial do Estado, na página de acompanhamento do Ierr e nas redes sociais da Seed.