RORAIMA

Reservas cobram prorrogação de concurso da Educação em ato em frente à Seed

Secretário estadual de Educação garantiu que o certame será prorrogado e que o anúncio oficial será feito posteriormente

Professores fazem ato em frente à sede da Secretaria Estadual de Educação para protestar por prorrogação de concurso público (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Professores fazem ato em frente à sede da Secretaria Estadual de Educação para protestar por prorrogação de concurso público (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Cerca de 30 candidatos reservas do concurso público da Secretaria Estadual de Educação (Seed) cobram a prorrogação do certame realizado em 2021, previsto para expirar em dezembro. No protesto da manhã desta terça-feira (30), em frente à sede da pasta, no Centro de Boa Vista, o grupo também reivindica a convocação de mais professores e o fim da realização de processos seletivos.

Os professores alegam que a rede estadual possui déficit de profissionais e criticam o chamamento de docentes temporários, enquanto há reservas no concurso. Na opinião dos professores, eles deveriam ser prioridade nesse sentido.

Para o ato, eles levaram faixas com dizeres como “Chega de processo seletivo na Seed. Chamem o cadastro de reserva” e “Por um ensino plurilíngue e de qualidade”. Além disso, um professor ironizou a pasta ao ministrar “uma aula de direitos” com um pequeno quadro de sala de aula.

O professor de História, Kleber Medeiros, de 50 anos, diz que ele e seus colegas estão “preparados” para assumir as vagas. “São pessoas, pais de família que estudaram, têm a sua vaga, mas não tomaram posse. Enquanto isso, o Governo fica fazendo processo seletivo”, criticou.

Professor Kleber Medeiros durante ato em frente à sede da Secretaria Estadual de Educação (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Sob condição de anonimato, um professor de História, de 25 anos, relatou que a incerteza sobre a prorrogação do concurso “tira o sono e causa ansiedade”.

“Isso é uma falta de respeito com todas as pessoas que estudaram, passaram no concurso e hoje estão a mercê desta incerteza, porque todo mundo aqui quer trabalhar”, disse.

O secretário estadual de Educação, Nonato Mesquita, recebeu o grupo, a quem garantiu que o concurso será prorrogado e que o anúncio oficial será feito posteriormente. Em nota (que pode ser lida na íntegra abaixo), a Seed informou que está prevista a oitava chamada do certame e que o edital de convocação deve ser publicado em breve no Diário Oficial do Estado (DOE).

Nota completa da Seed

“A Secretaria de Educação e Desporto informa que o secretário Nonato Mesquita recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 30, representantes da Comissão do Cadastro Reserva e adiantou ao grupo que o Concurso Público dos Professores da Educação Básica deve ser prorrogado, conforme previsto no artigo 13 do Edital do certame (Edital 01/2021) e que o anúncio oficial deverá ser feito pelo posteriormente.

O secretário Nonato Mesquita destacou que esta é uma determinação do governador Antonio Denarium e que a Secretaria já está adotando as providências necessárias.

Informa ainda que até o momento foram realizadas sete chamadas e convocados 808 docentes aprovados no concurso, destes, apenas 755 estavam aptos, efetivamente tomaram posse e já estão atuando nas escolas da rede estadual.

Além disso, a Seed informa que está prevista a 8ª chamada do concurso público e que o edital de convocação deve ser publicado em breve no Diário Oficial do Estado.”