ENSINO SUPERIOR

Reitor da Uerr garante que Enem será usado como alternativa para vagas remanescentes

Cláudio Delicato se comprometeu a solicitar uma alteração na resolução Nº 34 em reunião do Conselho Universitário

Cláudio Delicato foi ouvido pelo Poder Legislativo nesta segunda (20). (Foto: Eduardo Andrade/ALE-RR)
Cláudio Delicato foi ouvido pelo Poder Legislativo nesta segunda (20). (Foto: Eduardo Andrade/ALE-RR)

O reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Cláudio Delicato, garantiu que as nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão utilizadas para as vagas remanescentes. A informação foi dada pelo reitor em reunião com as comissões de Educação, Desportos e Lazer, e de Administração, Serviços Públicos e Previdência do Poder Legislativo nesta segunda-feira (20).

Delicato se comprometeu a solicitar uma alteração na resolução nº 34/2024 na próxima reunião do Conselho Universitário. De acordo com ele, a alteração na forma de ingresso ocorreu para simplificar o processo de seleção, reduzindo custos administrativos e burocráticos de um vestibular unificado para cursos com demandas diferentes.

+ Estudantes organizam protesto contra adoção do Enem pela Uerr

De 2017 até o meio do ano passado, só tínhamos uma forma de ingresso, o vestibular unificado para os 25 cursos e a gente sabe que as demandas dos cursos são muito diferentes. Temos Medicina com 60 candidatos por vaga […] Contabilidade, Administração e Serviço Social têm uma média de 4 a 5 candidatos por vaga.

Geralmente, temos 6 mil inscritos, e 50% em média não pagam a inscrição. Desses, 20% não comparecem para fazer a prova, 20% dos que fazem não se classificam, e, dos classificados, de 10% a 20% não se matriculam. É um processo longo, caro, ineficiente e que não se paga. Esses são os motivos das alterações,

justificou o reitor.
Membros das comissões de Educação, Desportos e Lazer e de Administração, Serviços Públicos e Previdência do Poder Legislativo se reuniram com reitor Cláudio Delicato. (Foto: Eduardo Andrade/ALE-RR)

Delicato salientou que, para enfrentar a evasão e o baixo aproveitamento dos cursos, o vestibular unificado deixou de ser a única forma de ingresso a partir de uma alteração no regimento da universidade realizada em 2023.

“O vestibular é uma delas, e nosso regimento não especifica uma forma de ingresso única. […] O vestibular do ano passado foi unificado, mas as vagas remanescentes em Rorainópolis puderam ser ofertadas com base em uma seleção simplificada, por meio da análise de histórico. Tivemos três mil inscritos e conseguimos preencher 400 vagas que seriam perdidas”, esclareceu.

Ação do Poder Legislativo

A definição dos modelos de ingresso a serem utilizados na seleção deste ano foi uma das maiores preocupações dos parlamentares. O presidente da Comissão de Educação, Desportos e Lazer, deputado Coronel Chagas (PRTB), o Poder Legislativo também afirmou que Casa estará disposta à auxiliar na alteração no documento da Uerr.

Além disso, nesta quarta-feira (22), será realizada uma audiência pública com o tema “A UERR que Queremos” e debaterá as formas de ingresso e os desafios da instituição. A audiência acontecerá no Plenário Noemia Bastos Amazonas.