Com o projeto, ‘Os conhecimentos Yanomami: da pedagogia da maloca para a pedagogia da escola’, Timóteo Palimitheli se formou em pedagogia na última sexta-feira, 6, sendo o primeiro Yanomami com o diploma em Roraima. Morador da comunidade Palimiú, Timóteo explica que o ingresso no curso foi para que ele possa levar mais conhecimento ao seu povo.
Timóteo ingressou no curso de pedagogia através do Núcleo de Pesquisa em Educação Indígena de Roraima (NUPEIRR), ofertado pela faculdade Claretiano no estado. Feliz com a conquista, o professor relata os desafios enfretados durante a graduação.
“Eu nasci na floresta, não sou daqui. Para eu sair da comunidade até aqui, só é possível através de transporte aéreo ou aquático. É muito difícil chegar até aqui”, relatou o professor.
O pedagogo também explicou que a graduação no curso foi para que ele possa voltar para a comunidade e repassar os conhecimentos adquiridos às crianças e jovens na sala de aula.
“Lugar de professor é na sala de aula. Eu pretendo voltar para a minha comunidade e ensinar aos meus alunos o que eu aprendi por aqui. Por isso que eu estou aqui, pela melhoria da minha comunidade”, reforçou Timóteo.
Em maio de 2021, a comunidade Palimiú ficou conhecida nacionalmente após diversos ataques de garimpeiros armados contra os moradores, que passaram alguns anos receosos com a segurança na região. Após três anos dos ataques, a comunidade volta a sonhar com o crescimento e desenvolvimento do povo Yanomami, através de moradores como o professor Timóteo.