EDUCAÇÃO

Mães de alunos cobram início das aulas da rede municipal de ensino de Rorainópolis

Conforme as mães, a Prefeitura de Rorainópolis alega que as aulas não teriam iniciado devido à necessidade de reparos nas escolas

Responsáveis de alunos temem que eles tenham que ir à escola nos finais de semana e feriado para repor aulas perdidas (Foto: Arquivo/FolhaBV
Responsáveis de alunos temem que eles tenham que ir à escola nos finais de semana e feriado para repor aulas perdidas (Foto: Arquivo/FolhaBV

Mães de alunos de escolas de Rorainópolis relatam atraso em relação ao início do ano letivo da rede municipal de ensino. Conforme informações, o primeiro dia de aula teria sido adiado duas vezes. Agora, a previsão é de iniciar no dia 4 de março, próxima segunda-feira.

“A Prefeitura diz que as aulas não começaram, porque ainda estão sendo feitos alguns reparos nas escolas. Eu fui na escola do meu filho na quinta-feira [22] e me disseram que estavam dedetizando o lugar. Tiveram as férias escolares para fazer isso, mas não realizaram nenhuma manutenção nesse período”, informou a mãe de um aluno, que não quis se identificar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A dona de casa, responsável por duas crianças, teme que os alunos tenham que ir até à escola nos finais de semana e feriados para repor as aulas perdidas, como teria acontecido no ano passado. “Assim as crianças não rendem, é cansativo”.

A FolhaBV conversou com outra mãe, que se queixou do mesmo problema. Ela, que também pediu para não ser identificada, definiu a situação como “humilhante” e “total falta de respeito”, tanto para os alunos, como para os professores. “Nossos filhos estavam felizes com início das aulas, aí vem essa notícia. Eles ficaram frustrados e tristes”.

Além do atraso do ano letivo, as mães relataram uma longa fila de espera para conseguir matricular crianças na rede de ensino do município. O motivo seria pela falta de vagas nas instituições.

Outro lado

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito de Rorainópolis, Pinto do Equador (Republicanos), que não se manifestou sobre o assunto até a publicação da matéria.