EDUCAÇÃO

Inscrições para Encceja 2024 iniciam nesta segunda-feira (29)

O Encceja é a oportunidade para que jovens ou adultos, que não concluíram as etapas escolares, possam obter o diploma do Ensino Fundamental ou Médio

A prova será aplicada no dia 27 de agosto (Foto: Divulgação)
A prova será aplicada no dia 27 de agosto (Foto: Divulgação)

A partir desta segunda-feira (29) até o dia 10 de maio, estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Para se inscrever, é necessário acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O processo de inscrição é gratuito. Porém, se o candidato se inscreveu na edições de 2023, não compareceu ao exame e não justificou a ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada, deverá pagar uma taxa no valor de R$40. As solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social deverão ser feitas durante o período de inscrição.

A prova será realizada dia 27 de agosto em todo o Brasil, contendo 120 questões objetivas e uma redação. Todo o exame é realizado em apenas um dia, dividido em dois períodos (manhã e tarde).

O exame é realizado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. O Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Cronograma

Manhã

  • Abertura dos portões – 8h
  • Fechamento dos portões – 8h45
  • Início das provas – 9h
  • Término das provas – 13h

Tarde

  • Abertura dos portões – 14h30
  • Fechamento dos portões – 15h15
  • Início das provas – 15h30
  • Término das provas – 20h30

Encceja

O Encceja é a oportunidade para que jovens ou adultos, que não concluíram as etapas escolares, possam obter o diploma do Ensino Fundamental ou Médio e dar continuidade à vida escolar. A participação é voluntária e o candidato deve ter idade mínima de 15 anos para a modalidade de Ensino Fundamental.