POR 30 DIAS

Escola municipal no Nova Cidade é fechada para reforma

A Secretaria Municipal de Educação busca local, no mesmo bairro, para realocar estudantes

A quinzena de férias foi adiantada e alunos terão que pagar aulas aos sábados. (Foto: arquivo pessoal)
A quinzena de férias foi adiantada e alunos terão que pagar aulas aos sábados. (Foto: arquivo pessoal)

A Escola Municipal Raio de Sol, localizada no bairro Nova Cidade, teve as aulas suspensas nessa terça-feira (09) para uma reforma de cerca de 30 dias. A Secretaria Municipal de Educação informou que está à procura de outro local, no próprio bairro, para atender os alunos.

O aviso de suspensão das atividades na escola foi dado no dia anterior durante uma reunião de pais. O motivo dado pela gestão escolar, de acordo com os pais e responsáveis, foi de que haveria uma reforma na estrutura predial, elétrica e hidráulica da escola.

Na realidade, na chuva da última sexta-feira [05], professores e alunos sofreram com as goteiras que inundaram muitas salas. Foi um corre. Diversão para os alunos, desespero dos professores, onde muitos chegaram a ter material molhado pela chuva. No dia, a secretária de Educação [Maria Consuêlo Sales] e comitiva estavam em ‘visita’ na escola, que foi fechada sem discutir uma alternativa para não deixar esses alunos sem o direito básico da Educação

afirmou um grupo de pais à reportagem.
Aviso também foi anexado na área externa da Escola Municipal Raio de Sol. (Foto: arquivo pessoal)

Segunda alternativa

Como alternativa diante da suspensão, conforme os pais, a gestão da Escola Municipal Raio de Sol enviou comunicado informando que as férias de julho seriam antecipadas e os 15 dias restante, de 30 dias, seriam repostos com aulas nos dias de sábado e feriados. Por meio de aviso, a Secretaria de Educação orientou que fosse disposto “um momento de estudos ou de leitura diária” com os filhos para que o afastamento gerasse o mínimo de prejuízos ao processo de aprendizagem das crianças.

Em nota (na íntegra ao final da matéria) enviada à FolhaBV, a pasta confirmou que foram constatados problemas de infiltração em parte do telhado da Escola Raio de Sol e que a vistoria técnica recomendou a interrupção das aulas para realização de reparos. Os pais também teriam sido avisados, tanto em reunião como por notificação, e que a Secretaria está à procura de outro local, no próprio bairro, para atender os alunos.

Registro da reunião realizada na segunda-feira (08) da gestão escolar com pais e responsáveis. (Foto: arquivo/Secretaria Municipal de Educação)

Nota da Secretaria de Educação

Após as chuvas da última semana, foram constatados problemas de infiltração em alguns pontos no telhado da Escola Raio de Sol. Vistoria técnica recomendou a interrupção das aulas para que reparos sejam feitos em toda estrutura, com prazo previsto de 30 dias para os serviços. 

No dia 08.04.2024, a Gestão Escolar realizou reunião com os pais e responsáveis, informando a execução das obras, a suspensão temporária das aulas, bem como a reposição de conteúdo, sem prejuízo algum para os estudantes. A comunicação foi registrada em ata com o “de acordo” de todos os responsáveis. Aqueles que não puderam comparecer na reunião, foram notificados ontem, presencialmente. 

A Secretaria de Educação está à procura de local alternativo para o atendimento dos alunos, de forma emergencial, no próprio bairro.