O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi publicado nessa sexta-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União. O documento confirma mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e traz detalhes sobre o calendário, estrutura da prova e novas regras para participação no exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
As inscrições ocorrem de 27 de maio a 7 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. A taxa foi mantida em R$ 85 e deve ser paga até 11 de junho. Mesmo os candidatos que obtiveram isenção do pagamento precisam se inscrever dentro do prazo, sob risco de ficarem de fora da avaliação.
Pré-inscrição de alunos do 3º ano
Uma das principais novidades deste ano é a pré-inscrição automática para estudantes do 3º ano do ensino médio. Esses alunos serão cadastrados previamente e precisarão apenas acessar a plataforma para confirmar os dados e escolher o idioma da prova de Língua Estrangeira.
Já os estudantes dos demais anos e aqueles que já concluíram o ensino médio deverão realizar a inscrição completa, como nas edições anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Certificado de conclusão do Ensino Médio
Outra mudança relevante é a reintegração da certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem, que havia sido descontinuada em 2017. Agora, candidatos com 18 anos ou mais poderão solicitar o certificado, desde que atinjam as notas mínimas exigidas: 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Apesar do retorno da certificação via Enem, o Encceja continuará sendo aplicado normalmente, tanto para ensino fundamental quanto médio. A escolha do exame dependerá do perfil e dos objetivos de cada participante.
Aplicação das provas
O exame será aplicado em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro, seguindo o horário de Brasília. No entanto, em razão da Conferência do Clima (COP30), as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, terão aplicação em 30 de novembro e 7 de dezembro.
No primeiro dia, os participantes respondem a 45 questões de Linguagens (incluindo 5 de língua estrangeira), 45 de Ciências Humanas e produzem uma redação. No segundo, são aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, também com 45 questões cada.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30. No primeiro domingo, os candidatos terão até as 19h para concluir o exame. No segundo dia, o tempo total é menor: até as 18h30.