ENSINO SUPERIOR

Candidatas avaliam prova da UERR como “menos regionalizada” e “para quem estudou”

Exame conta com 72 questões da prova objetiva junto com a prova discursiva, que é a redação

A prova foi aplicada em escolas da capital, além dos campi da UERR - Foto: Vanessa Fernandes/FolhaBV
A prova foi aplicada em escolas da capital, além dos campi da UERR - Foto: Vanessa Fernandes/FolhaBV

A busca por uma das vagas nos cursos da Universidade Estadual de Roraima (UERR) foi disputada por cerca de 4 mil candidatos neste domingo (29). Quem encarou o exame, encontrou uma prova “menos regionalizada” e “para quem estudou”.

A opinião é das candidatas Vanessa Laurentino, 27 anos, e de Caroline Pedrussi, de 19. Ambas disputam uma vaga em Medicina, o curso mais concorrido, que recebeu 2.220 inscrições, entre ampla concorrência, vagas para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escola pública e Pessoa com Deficiência (PCD).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Vanessa é auxiliar financeira e fez o vestibular pela quarta vez. Segundo ela, a prova não estava regionalizada nas questões de história e geografia, da mesma forma que ocorreu nos anos anteriores.

Estava no nível do vestibular da UERR mesmo. É um vestibular bem conteudista […] mas uma prova de fato para quem estudou, não era uma prova para um candidato treineiro, que vinha com a intenção de ‘ah, vai que dou a sorte e passo’, não, de fato estava uma prova para quem estudou,

afirma a auxiliar financeira.

Caroline, que é auxiliar administrativa e realiza a prova pelo segundo ano, também concorda que a prova era “para quem estudou”. Ela faz vestibulares desde 2020, e tem se preparado com cursinhos.

“Eu achei ano passado um pouquinho mais simples, mas esse ano as questões de humanas estavam tranquilas, mas as de exatas estavam um pouquinho difíceis, mais química, para mim, porque eu não tive muita base. Mas, eu acho que foi tranquilo, dá para a pessoa que estudou mesmo conseguir passar. A redação estava bem legal”, disse.

Vestibular

Os candidatos buscam vaga em 17 cursos de graduação para os campi de Boa Vista e Rorainópolis. Após Medicina, o segundo curso com maior número de inscritos é Direito, com 658.

A prova foi aplicada em escolas da capital, além dos campi da UERR. O exame teve 72 questões da prova objetiva junto com a prova discursiva, que é a redação.

A prova objetiva será divulgada ainda neste domingo no site da UERR, na página da CPCV, e as interposições de recursos poderão ser feitas nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 31 de outubro. A publicação do gabarito oficial está prevista para o dia 8 de novembro.