Economia

Vendas no varejo em Roraima crescem, mas setor de serviços cai

Dados referentes a janeiro foram divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

As vendas no comércio em Roraima subiram, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última semana. Apesar disso, o setor de serviços voltou a cair. Em janeiro, o varejo roraimense subiu 7,4% frente a dezembro.

Roraima foi um dos 23 estados com crescimento nas vendas, com média nacional, de 3,8%. Sergipe (8,7%) e Espírito Santo (6,6%) tiveram as maiores altas enquanto Tocantins (-4,8%), Mato Grosso (-4,2%) e Pará (-3,0%) ficaram com as maiores baixas.

Serviços

Apesar disso, o segmento de serviços no estado teve queda de 2,9% em janeiro. Regionalmente, a maior parte (16) das 27 unidades da federação assinalou retração no volume de serviços em janeiro de 2023, na comparação com dezembro, acompanhando o recuo observado no resultado do Brasil (-3,1%).
O impacto mais importante veio de São Paulo (-2,6%), seguido por Rio de Janeiro (-5,5%), Minas Gerais (-2,6%) e Distrito Federal (-7,2%). Em contrapartida, Paraná (3,0%) exerceu a principal contribuição positiva do mês, seguido por Bahia (2,4%), Espírito Santo (3,9%) e Piauí (13,3%).