Economia

Seguro de vida: entenda a importância dessa ferramenta no planejamento

A contratação de um seguro de vida garante ótima liquidez de bens e valores para os beneficiários

Se preparar e elaborar um plano sucessório para a família é muito importante para garantir a segurança financeira diante de uma eventualidade, como o falecimento inesperado de um ente querido. O bom planejamento pode trazer vários benefícios, como evitar os conflitos entre os herdeiros, garantia de liquidez financeira para a sucessão patrimonial e maior rapidez no processo de inventário.

Uma das formas mais eficazes de se resguardar nesses casos é a contratação de um seguro de vida, que pode ser contratado inclusive para terceiros como cônjuges e filhos. Um seguro de vida é um contrato realizado entre uma pessoa física ou jurídica e uma empresa seguradora, com o objetivo de trazer segurança para o segurado e os demais beneficiados.

Além disso, um seguro de vida na sucessão patrimonial permite uma série de especificações feitas pelo segurado, desde que de acordo com os artigos do Novo Código Civil Brasileiro, a fim de realizar os desejos do dono da apólice após o seu falecimento. Diferentemente do testamento, no seguro de vida, o dono da apólice pode determinar livremente não só os beneficiários, como também a porcentagem que cada um irá receber, isso porque o capital não está sujeito às dívidas do segurado. Isso acontece independentemente dos recursos apresentados pela família, porém essas diretrizes só são válidas caso o segurado fizer as indicações dos beneficiários. Na ausência de indicação, o valor é destinado conforme determinado em lei.

A indenização paga para os beneficiários possui outra grande vantagem: ela não está sujeita ao pagamento de impostos e não está sujeita ao processo de inventário, o que garante uma ótima liquidez dos bens e valores segurados. Uma vez que o sinistro é comunicado à seguradora, a lei brasileira estipula o pagamento em um período máximo de 30 dias. Essa alta liquidez é essencial para uma família que está passando por um processo de inventário, ou mesmo que fique desprovida de renda pelo falecimento de algum membro da família, pois garante o recebimento quase imediato.

O seguro de vida é um excelente mecanismo para garantia de recebimento dos valores mais rapidamente pelos familiares, e pode ser feito por qualquer pessoa, independentemente do patrimônio da família. Uma sucessão patrimonial bem planejada evita uma série de inconvenientes, morosidades e lapidações do patrimônio para os beneficiários e garante muito mais tranquilidade para a família, caso algum inconveniente ocorra. Escolher o modelo que mais atenda às necessidades do segurado e uma seguradora com credibilidade são muito importantes nesse processo, para garantir que os beneficiários não fiquem desamparados nos momentos mais difíceis.