Economia

Mais de 2.300 novos empregos foram criados em 2020 em Roraima

No mês de outubro foram criados 673 postos de trabalho com carteira assinada em Roraima

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia, no mês de outubro foram criados 673 postos de trabalho com carteira assinada em Roraima, o que representa um crescimento de 1,19% em relação ao estoque de trabalhadores formais.

Apesar da redução no número de postos de trabalho formais em relação a setembro, no acumulado do ano o saldo positivo está em 2.332 empregos, dando continuidade na recuperação dos postos de trabalho.

O saldo acumulado no ano já é 29% superior ao apresentado no mesmo período do ano passado, que na época era de 1.809 postos, referente ao período de janeiro a outubro de 2019. O número também é superior ao total de empregos gerados em todo o ano de 2019, quando foram criados 2.261 postos.

Em termos proporcionais o número de empregos formais em Roraima cresceu 4,23%, terceiro maior crescimento entre as Unidades da Federação, ficando abaixo apenas Acre (4,81%) e do Pará (4,36%). Todos os grandes grupamentos de atividades econômicas registraram saldo positivo no mês outubro, onde serviços foi o setor que mais criou vagas de emprego, gerando 298 postos. E no acumulado do ano o grupamento da construção é o que apresenta o maior resultado no Estado, sendo criados até o mês de outubro 1.121 novos postos.

O setor de serviço gerou 298 vagas de emprego no mês de outubro, e no acumulado do ano o saldo também ficou positivo em 955 postos formais, com destaque para as atividades de vigilância e segurança privada, que criaram 394 novos postos; e as atividades de limpeza, com 211 novos postos.

Em relação aos municípios roraimenses, Boa Vista foi o que registrou o maior número de empregos no mês de outubro, com saldo positivo de 601 postos e São João da Baliza que aparece em segundo lugar com 28 postos.

No acumulado do ano dentre os municípios do interior, Mucajaí (-34) e Bonfim (-30) foram os que apresentaram os piores resultados. No caso de Mucajaí se deve a perdas de postos no segmento indústria, mais especificamente fabricação de produtos de madeira, com (-24) postos de trabalho. Em Bonfim quase todos os grandes grupamentos apresentaram queda, com destaque para a agropecuária (-34) e a construção (-9).

Boa vista continua sendo o município roraimense que mais gerou postos de trabalho este ano, apresentando um saldo de 1.991 novos empregos. O saldo positivo no município se deve principalmente as contratações nas atividades de obras de infraestrutura, que geraram 1.085 novos empregos no acumulado do ano.