Economia

Lojistas esperam aumento de 30% em vendas 

O sucesso nas vendas durante a Black Friday que ocorreu em novembro surpreendeu os lojistas de Boa Vista que renovaram o estoque e já se preparam para o fim de ano

As vendas do comércio neste Natal e Fim de Ano podem ser as melhores dos últimos anos, segundo projeções do diretor de Relações Institucionais da CDL/RR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Roraima), Fabiano de Cristo. A perspectiva é de um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2018.

Cristo informou que estas perspectivas estão embasadas no sucesso que foi a Black Friday que ocorreu em novembro e alcançou um enorme volume de vendas, surpreendendo os lojistas de Boa Vista.

“Fizemos um balanço da Black Friday e superou todas as expectativas. E embasado nisso fizemos esta estimativa de aumento de vendas em torno de 30% para o Natal e Fim de Ano”, disse.

O diretor da CDL elencou alguns pontos que os fazem acreditar neste volume de vendas para as festas de fim de ano, entre eles citou o fato de os servidores públicos do Estado estarem com seus salários em dia e a promessa de receberem o 13º salário no próximo dia 20.

“Nesta mesma época no ano passado, o comércio estava colapsado, diferente de hoje que temos os salários dos servidores em dia, o agronegócio fluindo, com empresários de fora investindo e comprando equipamentos e fazendo o dinheiro circular na economia de Roraima”, disse. “Isso já é um indicativo de retomada da nossa economia e uma boa expectativa para as vendas neste Natal”, afirmou.

Ele citou que para este final de ano os lojistas estarão de estoque renovado, pois o que tinham foi vendido no Black Friday.

“O lojista vem de estoque renovado e confiante para o final do ano e a CDL tem conversado com eles sobre três aspectos importantes para as vendas: diversificação de produtos, qualidade no atendimento e decoração de acordo com as datas festiva da época”, pontuou. “O lojista tem que ter variedades de marcas para oferecer ao cliente, que seja de celular e roupas, sapatos, perfumes, seja o que for, mas tem que ter diversificação. Tem que evitar a frase ‘está faltando. Chega nas próximas semanas.’; agindo assim ele perde a venda; Tem que ter qualidade no atendimento, com vendedores capacitados e conhecedores do que está vendendo, dar atenção ao cliente e ser cordial, além de ter decoração nas lojas com os temas das datas comemorativas. Já estamos em clima de Natal e não estamos sentindo isso ainda aqui em Boa Vista. Os lojistas têm que se movimentar, entrar no clima e enfeitar a loja, toquinha vermelha no vendedor, tocar as músicas natalinas e criar um ambiente propício de aumentar as vendas e atender bem o cliente”, ressaltou. (R.R)