AGENDA DA SEMANA

"Logística ainda impede produtos com preços mais vantajosos em Roraima" afirma coordenador da ALC

Jandirocy Teixeira falou sobre as conquistas e funcionamento das Áreas de Livre Comércios (ALCs) em Roraima durante os últimos 15 anos.

ALCs contribuíram para que empresas viessem para Roraima, aponta coordenador - Foto: Reprodução/Rádio Folha 100.3FM
ALCs contribuíram para que empresas viessem para Roraima, aponta coordenador - Foto: Reprodução/Rádio Folha 100.3FM

Neste último domingo (29) no programa Agenda da Semana, Jandirocy Teixeira, coordenador regional da Área de Livre Comércio (ALC) de Boa Vista, participou para discutir sobre os 15 anos desde a implementação da ALC, os benefícios proporcionados à região e as perspectivas futuras.

Teixeira, ao detalhar as operações da ALC, mencionou a intervenção da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Somos a entidade que controla e fiscaliza o ingresso das mercadorias que recebem os incentivos. Toda essa mercadoria comprada fora do Estado, nós fazemos a conferência para garantir que está tudo dentro dos conformes”

O coordenador elucidou ainda sobre os incentivos fiscais oferecidos às empresas situadas nas ALCs de Boa Vista e Bonfim.

“Toda empresa domiciliada em Boa Vista e Bonfim têm a isenção fiscal do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] e do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados]. No caso da importação, também tem a isenção do II [Imposto de Importação]. Aquelas mercadorias que mais adentram nosso estado são do ramo de alimentos, veículos e peças, mas o destaque fica por conta dos alimentos”

A questão logística, entretanto, representa um desafio para Roraima, conforme destacado por Teixeira.

“Conseguimos contar com preços mais vantajosos, mas poderia ser melhor. Existem questões de logística e só contamos com uma estrada para o transporte destes produtos. Tudo para chegar no Estado é mais demorado”

Rememorando o surgimento da ALC em Roraima, o coordenador salientou a importante decisão estratégica tomada na época.

“As duas áreas foram criadas em 1991 e regulamentadas em 2008. O governo federal optou em mudar a ALC que iria ser em Pacaraima para Boa Vista, e foi uma jogada de mestre. Nós podemos ver a mudança que vem ocorrendo, novos empreendimentos e muitas opções para a população”

Teixeira reforçou o propósito central da ALC, que é o desenvolvimento regional.

“A intenção era tirar um pouco da vantagem de outros mercados em relação ao mercado local. Hoje conseguimos, por exemplo, equipamentos eletrônicos, estivas, com preços equiparados aos de Manaus. Em alguns casos, até mesmo preços mais baixos do que em outros estados”

Ele atribuiu o crescimento de negócios locais e a chegada de empresas de fora ao Estado ao ambiente favorável criado pela ALC.

“Hoje temos grandes redes de supermercado. As empresas locais conseguiram aumentar suas estruturas e tivemos a vinda dos dois shopping centers. Todos esses empreendimentos contam com os benefícios da ALC. Inclusive essa é uma das vantagens que fazem com que as empresas venham para Roraima”

Assista à entrevista completa – 2ª ENTREVISTA