Economia

Energia solar já é usada por 14% dos pequenos negócios

Os custos da energia elétrica tomam boa parte do faturamento das empresas, e a energia solar é uma alternativa para economizar

O encarecimento da energia elétrica que ocorre regularmente não afeta apenas consumidores físicos; o setor produtivo também despende bastante dinheiro para pagar a conta de luz. 

Segundo o Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias do Estado de São Paulo (Simpi), em 2022, um quarto dos negócios registrados gasta mais de 10% do valor que fatura com a conta de energia elétrica, e 7% das pequenas indústrias gastam mais de 20% do faturamento na conta de luz. Esses números podem ainda ser afetados caso haja crises hídricas que façam governos alterarem as tarifas de energia elétrica.

Toda essa questão traz à tona a necessidade de alternativas à energia elétrica, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No caso de empresas, há muitas vantagens em aderir a outras fontes de energia e não se tornar refém dos moldes atuais do setor energético brasileiro. A principal delas é a energia solar, uma fonte de energia que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade. 

Não à toa, 14% dos pequenos negócios já adotam energia solar, segundo a Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, do Sebrae.

Benefícios da energia solar para empresas

  • Economia no custo da energia elétrica

  • Como não poderia deixar de ser, o principal motivo para a instalação de um sistema de geração de energia é financeiro. Um dos principais custos de empresas e indústrias é o de energia. 

    Empresas que se utilizam de sistemas de geração de energia solar se beneficiam de uma redução na tarifa de energia. Isso porque não haverá gastos, a radiação solar é um recurso renovável e disponível, exigindo apenas espaço para os painéis solares. Os gastos com o negócio incidirão majoritariamente na aquisição e na instalação da infraestrutura de geração de energia. 

    Contudo, mesmo na etapa de adoção do sistema de energia solar, há no mercado atualmente financiamento de energia solar, que facilita a aquisição dos equipamentos necessários.

  • É uma instalação de fácil adesão para empresas

  • Além das alternativas que podem ajudar empresas a economizar na aquisição dos equipamentos ou mesmo facilitar as condições de pagamento, a própria instalação da infraestrutura é algo simples e que não requer a necessidade de reformas.

    No caso do sistema de geração que mantém o uso de equipamentos elétricos mesmo em períodos de menor produção de energia (off-grid), os principais equipamentos necessários são painéis solares, um controlador de carga, banco de baterias para o armazenamento fotovoltaico e um inversor solar. 

  • Sustentabilidade

  • A energia solar é um recurso renovável, portanto a utilização de uma energia oriunda dessa fonte não gera impactos negativos no meio ambiente. 

    A aplicação dessa iniciativa na empresa é uma forma de preservação do meio ambiente. Junto dela, por exemplo, é possível incentivar outras ações que também visem a sustentabilidade, como evitar o desperdício de energia e de outros recursos.

  • Melhora da imagem da empresa

  • Além de ser sustentável na prática, a adoção da energia solar nas empresas contribui para a imagem do negócio. O marketing verde é um conceito que tem crescido no mundo corporativo e se trata de uma estratégia de marketing focada em ações que beneficiem o meio ambiente, para, no fim, agregar mais valor às empresas e a seu posicionamento de mercado.