Economia

Emerson Baú é o novo diretor superintendente do Sebrae Roraima

A eleição da nova diretoria ocorreu na manhã desta segunda-feira, 13 na sede da Instituição em Boa Vista

Emerson Baú foi eleito como o novo diretor superintendente do Sebrae Roraima. A formalização do nome do empresário para o cargo, aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), durante a reunião do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição. 

Baú passa a compor a Diretoria Executiva do Sebrae/RR junto o Presidente do Conselho, Silvio Carvalho, o Diretor técnico Doan Rabelo e o Diretor financeiro, Almir Sá

Quem é o Novo Superintendente

Paraense vivendo há mais de 23 anos em Roraima, Emerson tem 48 anos, é Graduado em Ciências Econômicas, e Especialista em Gestão Empresarial para Micro e Pequenos Empresários, além de Mestre em Ciências Econômicas.

Sua dissertação de mestrado foi sobre “O Empreendedorismo e os pequenos negócios como alternativa de desenvolvimento sustentável para Roraima”

Também foi professor universitário e consultor de empresas. No Governo do Estado de Roraima, ele foi secretário de Planejamento e Secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação. 

Em entrevista exclusiva para a Folha de Boa Vista, Emerson Baú falou sobre a importância estratégica do Sebrae e seus projetos para a Instituição.

“O Sebrae tem uma importância estratégica no fortalecimento dos pequenos negócios para que ele possa acompanhar o momento de desenvolvimento que o Estado está tendo nos últimos anos, existe uma necessidade do Sebrae poder estar apoiando e fortalecendo esses pequenos negócios com os serviços especializados de atendimento, de orientação, de acesso a serviços financeiros. Então a ideia que a gente consiga ter essa reorganização do atendimento aos pequenos negócios pra que a gente possa fortalecer e trabalhar cada vez mais. O objetivo então que a gente consiga conciliar o desenvolvimento que o Estado está passando e a oportunidade que os pequenos negócios têm de oferecer serviços, oferecer produtos para trabalhar nesses nichos”.

Para Emerson a ideia é fortalecer a instituição e levar o Sebrae para os mais próximos dos pequenos e médios negócios.

“A ideia que a gente consiga fortalecer a instituição, levando para mais próximo dos microempreendedores. atuando de maneira mais estratégica na periferia da cidade no interior. Então a ideia é essa expansão do atendimento, geograficamente falando e quantitativamente, você atender um público estratégico para o desenvolvimento do estado” concluiu.

O que é o Sebrae

A nível Nacional o Sebrae é uma instituição privada, mas o governo participa do seu conselho deliberativo.

No próximo ano, o Sebrae terá um orçamento de R$ 1,4 bilhão, proveniente de contribuições das empresas, receita de serviços prestados, aplicações financeiras e saldos de orçamentos passados.

Além da CNI, participam do conselho do Sebrae as confederações nacionais do Comércio (CNC), da Agricultura (CNA) e das Associações Comerciais do Brasil (CACB).