🦁 CUIDADO COM A MALHA FINA

Contribuinte deve declarar Imposto de Renda até sexta-feira (31)

MEIs também deve entregar declaração anual até esta data

A consulta do lote de restituição do IRPF 2024, já está disponível no site da Receita Federal. (Foto: Arquivo FolhaBV)
A consulta do lote de restituição do IRPF 2024, já está disponível no site da Receita Federal. (Foto: Arquivo FolhaBV)

O contribuinte deve declarar o Imposto de Renda 2024 até esta sexta-feira (31). Quem é microempreendedor individual (MEIs) também precisa ficar atento e entregar a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI) até esta data.

Sobre o IR, que trata da pessoa física, mais de 71 mil pessoas já declararam em Roraima, segundo a Receita Federal. No entanto, quem é obrigado e não declarar até o fim do prazo, será cobrado multa de de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda, sendo que o valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A declaração do IR 2024 deve ser feita no site da Receita ou no app do Meu Imposto de Renda. Para evitar cair em um desses golpes, é recomendado baixar o programa direto do site oficial do Imposto de Renda.

Já a DASN-SIMEI trata da pessoa jurídica. Ou seja, o MEI que atuou em 2023 deve fazer a declaração anual pelo app MEI ou pelo Portal do Simples Nacional. O contribuinte que não entregar o documento dentro do prazo pagará multa de 2% ao mês, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados. O valor mínimo é de R$ 50.

+ Os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda

Restituição do IR 2024

A consulta do lote de restituição do IRPF 2024, já está disponível no site da Receita Federal. Em Roraima, mais de 12 mil contribuintes serão restituídos no primeiro e maior lote da restituição do Imposto de Renda. O crédito bancário será realizado ao longo, também, do dia 31 de maio.