E-COMMERCE

Comércio: entenda como o comportamento do consumidor mudou nos últimos anos

Ascensão do digital trouxe novos hábitos de consumo, que vêm determinando todo o setor de comércio e varejo

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Ascensão do digital trouxe novos hábitos de consumo (Créditos: iStock)

O e-commerce já era uma modalidade forte no período pré-pandemia, mas foi após esse evento global que se transformou em uma verdadeira potência do setor de comércio e varejo. A ascensão do digital transformou por completo os hábitos de consumo da população e trouxe tendências que chegaram para ficar. Entender todos esses aspectos é fundamental para garantir a sobrevivência nesse mercado altamente competitivo.

O e-commerce possibilitou estudar o comportamento do consumidor de uma forma que nunca foi possível, pois cada ação realizada dentro das plataformas digitais pode ser mapeada e analisada estrategicamente. A partir disso, os lojistas conseguem entender com precisão quais fatores influenciam mais no ato da compra, buscando explorar melhor essas características.

Desde 2020, ano em que o comércio virtual ganhou mais força com a pandemia, as pessoas passaram a priorizar compras online, mesmo tendo a possibilidade de comprar o mesmo produto em uma loja física. Essa já é a primeira tendência que se consolidou em definitivo, pois a praticidade de receber o produto na sua casa e a possibilidade de escolher dentre uma variedade maior se mostram mais atrativas para o consumidor.

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A flexibilidade nos pagamentos também é um fator determinante, como aponta uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 82% dos brasileiros têm o hábito de parcelar suas compras, seja por necessidade ou pela liberdade de poder controlar melhor seus gastos mensais. Contudo, os pagamentos com Pix também ganharam muita força, principalmente devido às condições especiais com descontos exclusivos nessa modalidade.

Aqui se formam dois tipos de consumidores: quem prioriza sempre os menores preços e quem prioriza marcas que já possui familiaridade, mesmo com valores mais elevados. Devido ao excesso de lojas e anunciantes presentes no e-commerce, os clientes têm mais liberdade para comprar com vendedores que atendem melhor às suas necessidades, então aqui também entra um processo delicado de retenção de público.

Garantir que cada cliente volte a comprar em sua loja depende de uma série de medidas como preços atrativos, condições de pagamento flexíveis, bom atendimento e, principalmente, estratégias de e-mail marketing e outros meios de comunicação que mantenham o vínculo com o público. Tudo isso conta na hora de estabelecer uma clientela fiel e maximizar suas margens de lucro no e-commerce.

Para aqueles que têm planos de ingressar nesse mercado, a internet também fornece todas as respostas sobre o que vender para ganhar dinheiro e outras estratégias essenciais para entender os hábitos de consumo do seu público-alvo. Adotar uma operação centrada nesses fundamentos é o primeiro passo para garantir um negócio de sucesso dentro do comércio virtual.