MARKETING E NEGÓCIOS

A importância da presença digital para pequenos negócios

7 em cada 10 pequenos negócios marcam presença digital nas redes sociais

créditos: iStock
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A presença digital vem se tornando um fator essencial para as empresas que querem se destacar no mercado. Devido aos grandes avanços tecnológicos que ocorreram nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais conectadas a internet, e ser encontrado nesse meio virtual é muito importante para que pequenos negócios consigam crescer.

O Brasil é o 3º país do mundo que mais utiliza as redes sociais, segundo um estudo realizado pela Comscore. De acordo com os dados, são 131,5 milhões de contas ativas, e destas, 127,4 milhões são de usuários únicos, o que corresponde a 96,6% do total. Dentre as redes sociais que têm maior alcance entre os brasileiros entrevistados, estão:

  • YouTube (96,4%);
  • Facebook (85,1%);
  • Instagram (81,4%);
  • TikTok (45,2%);
  • Kwai (35,7%);
  • Twitter (30,2%).

Grande parte desses números se deve ao grande crescimento de aparelhos digitais no país. O Brasil possui cerca de 464 milhões de dispositivos digitais como computadores, notebooks, tablets e smartphones, segundo o Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGVcia).

O estudo ainda mostra que há 1,2 smartphone por habitante no país, totalizando 249 milhões de celulares ativos. 

Presença digital nas redes sociais

Com os números de usuários das redes sociais crescendo todos os anos, essa ferramenta já se tornou uma das mais importantes para as pequenas empresas. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de pagamentos móveis SumUp, 92% dos microempreendedores consideram a tecnologia indispensável para o futuro dos negócios.

Os dados também mostram que aproximadamente 70% dos empresários já utilizam as mídias online, ou seja, 7 em cada 10 negócios estão inseridos na internet e usam as redes para conseguir atingir um público cada vez maior e melhorar as vendas.

Através da presença digital, em conjunto com estratégias de marketing digital, é possível fidelizar e atrair mais clientes, além de conseguir fechar negócios de maneira mais rápida e sem precisar investir em materiais físicos de divulgação. 

Benefícios que a presença digital traz para as empresas

A internet mudou a forma como as empresas estão investindo em marketing, e hoje é possível conseguir relevância no mercado sem necessidade de investir em mídias tradicionais como jornais, televisão e rádio. Através do marketing digital, aliado ao uso de ferramentas como redes sociais, é possível atingir um grande número de pessoas.

Se estabelecer na internet traz inúmeros benefícios para as empresas, como:

  • Diminuição de custos com publicidade;
  • Aumento na relevância da marca;
  • Facilidade e maior eficiência na venda de produtos e serviços;
  • Contato direto com os clientes;
  • Campanhas de marketing direcionadas para o público-alvo;
  • Potencialização da visibilidade da marca;
  • Feedbacks instantâneos;
  • Identificação de novas tendências do mercado;
  • Fidelização dos clientes.

Como melhorar a posição da marca na internet

Apesar de trazer muitas vantagens, a presença digital precisa ser trabalhada diariamente, e os resultados não aparecem instantaneamente. É preciso utilizar inúmeras técnicas de marketing digital e possuir muito planejamento para que a empresa possa ser encontrada de diferentes maneiras na internet.

Existem diversas ferramentas e estratégias que podem ser usadas para alcançar esses objetivos, sendo o maior desafio para muitas empresas identificar quais se adaptam melhor ao modelo de negócio. Entre as principais formas de conseguir se destacar na internet, estão:

Redes sociais

A presença nas redes sociais é indispensável nos dias atuais, por isso ser ativo nas principais plataformas é uma das formas de conseguir divulgar a marca e criar canais de relacionamento e vendas com os clientes. Para isso, é preciso possuir um conteúdo relevante e que atraia o público-alvo.

As principais formas de conseguir se destacar nas redes sociais são através de vídeos informativos, posts interativos como os stories do Instagram e publicações frequentes com dicas e informações relevantes.

Inbound marketing

O inbound marketing é uma técnica que vem ganhando muita relevância no meio digital, e que consiste em uma forma de publicidade online com o objetivo de atrair o público de forma mais livre e espontânea. Com a utilização de conteúdos específicos é possível segmentar as pessoas que possuem interesse na marca.

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SEO (Search Engine Optimization)

O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) é uma técnica usada com o objetivo de melhorar o posicionamento da marca nas pesquisas realizadas em buscadores como o Google, por exemplo. 

Para isso, são utilizados conteúdos com palavras-chave que possuem grande procura em sites de busca e que vão garantir um ranqueamento melhor dentro dos buscadores. Existem empresas especializadas em SEO que oferecem serviços que ajudam a alavancar o número de acessos em  sites ou blogs.

Marketing de influência

A técnica consiste em promover um produto ou serviço através de uma pessoa que já possui relevância dentro do nicho da empresa. Atualmente os influenciadores digitais possuem números significativos de seguidores dentro das plataformas digitais, e parcerias com essas pessoas ajudam as marcas a crescer e ganhar credibilidade no mercado.

Anúncios

Outra maneira de conseguir posicionar a marca na internet é através de anúncios pagos em redes sociais, blogs e portais de notícias. Existem inúmeros recursos em sites como o Instagram, por exemplo, onde é possível criar postagens e impulsioná-las através de serviços pagos, onde a plataforma entrega o conteúdo para um público segmentado.

Outras plataformas como YouTube, TikTok, Twitter e Google também possuem serviços voltados à divulgação de sites ou conteúdos específicos.

Inteligência artificial

O uso de ferramentas baseadas em inteligência artificial deixou de ser experimental e passou a fazer parte de técnicas voltadas para o marketing digital. Através dessas ferramentas, é possível realizar tarefas como automatizar postagens e criar chatbots que respondem os clientes de forma autônoma, além de auxiliar na criação de conteúdos.

As inteligências artificiais também podem desempenhar um papel fundamental na análise de dados, realizando tarefas com alta velocidade e precisão, que são essenciais para as empresas.

Manter uma presença digital pode ajudar pequenas empresas a crescerem no mercado e serem vistas por muito mais pessoas e empresas de médio e grande porte a consolidarem suas marcas. A presença digital também funciona como um teste de liderança, uma vez que pode ser medida através do engajamento e da relevância nas redes.