Cotidiano

Youtuber Monark é desligado do 'Flow Podcast' após apologia ao nazismo

'Nazismo tinha que ter partido reconhecido pela lei', afirmou podcaster

Bruno Aiub, youtuber de 31 anos, mais conhecido como Monark, foi desligado do programa “Flow Podcast” após defender a existência de um partido nazista, durante um episódio do programa com a participação dos deputados federais Tabata Amaral (PSB) e Kim Kataguiri (DEM). O anúncio de desligamento foi feito pelas redes do programa, após retirar o episódio do ar. 

Em episódio relatado, o youtuber declarou “A esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei”.

Além da forte repercussão nas redes sociais, organizações judaicas, como a Confederação Israelita do Brasil e Federação Israelita de São Paulo, repudiaram os comentários de Monark.

“Flow Podcast” é um dos programas de entrevistas mais vistos do Brasil com mais de 3,6 milhões de inscritos no YouTube e transmissões ao vivo também pela Twitch e Facebook. 

A carreira de Bruno Aiub iniciou na internet com envios de vídeos de transmissão de jogos no YouTube em outubro de 2010. Já em 2012, ele se tornou um dos principais youtubers de jogos no Brasil, chegando a receber da plataforma entre R$ 15 mil e R$ 30 mil, além de cobrar cachês para participação em eventos. 

Outro lado

O ex-apresentador de podcast fez declarações públicas de culpa e declarou que continuará produzindo conteúdo para internet.

“Eu, claro, vou ter minhas paradas. Vou continuar produzindo no meu canto ali. A gente vai ter um acordo, ressarcimento e tal. Infelizmente eu errei, a forma como eu me comuniquei. Muita gente entendeu como se eu estivesse defendendo algo que eu sou totalmente contra. Novamente. Então, é melhor eu assumir essa minha culpa, e é isso que está acontecendo”, disse.