Cotidiano

Você na Folha discute saúde da visão

Reportagem foi às ruas saber se as pessoas fazem uso de aparelhos eletrônicos durante a noite

Usar telefones celulares antes de ir para a cama no escuro pode levar a sérios problemas na visão. A equipe da Folha foi às ruas para saber das pessoas se elas costumam fazer o uso de aparelhos eletrônicos durante a noite e que cuidados costumam ter ao fazer esse tipo de uso.

Maria Vitória, 18 anos, estudante – “Sim, uso bastante. Quando estou com sono não uso tanto, porém quando estou sem sono, fico até de madrugada. Acredito que pode sim prejudicar a visão, pois até mesmo a leitura prejudica. Comecei a usar óculos aos meus 7 anos de idade e isso se deu por causa da leitura e do acesso à televisão. Hoje em dia, por conta do celular, percebo que quando tiro os óculos fico com a visão turva do lado direito. Geralmente eu diminuo a luz da tela para evitar que me prejudique mais”.

Isaque Almeida, 19 anos, repositor – “Sim, eu gosto muito de assistir vídeo no celular durante a noite. Atualmente não passo tanto tempo quanto antes. Acontece que eu trabalho e geralmente chego à noite em casa, dependendo do cansaço não passo tanto tempo, no máximo uma hora. Eu já fazia ideia de que poderia causar algum problema foi devido a isso que diminuí o uso. Um dos meus cuidados é não ficar com o rosto tão próximo da tela”.

Bruno Iago, 24 anos, estudante – “Costumo sim. Geralmente uso para proporcionar o meu sono. Acredito que realmente ao utilizar os aparelhos durante muito tempo sem que haja uma pausa pode ocasionar sim doenças relacionadas à visão. Uma das minhas precauções é diminuir o brilho da tela do celular, apenas isso. É difícil deixar de usar esse aparelho, porque além de interagir com outras pessoas, também cuidamos de assuntos relacionados ao trabalho ou estudo”.

Dara da Silva, 19 anos, estudante – “No período da noite, costumo usar durante muito tempo o celular. Quando deito fico até de madrugada utilizando o aparelho. Acredito que esse uso demasiado já tem causado alguns problemas na minha visão. Sinto alguns sintomas como, por exemplo, dores de cabeça, olhos ressecados entre outros. Acontece que para não ser tão afetada, costumo usar óculos escuros ao fazer uso do celular durante a noite, como estou em casa, não me sinto incomodada”.

José Bandeira, 18 anos, estudante – “Costumo sim, no mínimo duas horas. Apesar de nunca ter sentido nenhum efeito negativo na minha visão, acredito que a utilização de qualquer aparelho eletrônico que emita luz pode sim prejudicar as vistas. Um dos cuidados que costumo ter é deixar meu quarto com a luz acesa, só desligo quando realmente vou dormir. Acho que isso já ajuda, pois no escuro o brilho da tela do celular fica em contato direto com os olhos”.

Luiane Costa, 18 anos, estudante – “Sim, eu faço esse tipo de uso, durante muito tempo. Eu sei que pode prejudicar a visão, faço ideia de todos os problemas que isso pode causar. Geralmente eu diminuo o brilho para evitar que a luz afete tanto as vistas. Dependendo do que eu tenho que fazer no outro dia, o meu uso é menor. Às vezes eu sinto que estou forçando minha visão, sinto algumas dores na cabeça, no entanto acabo não dando tanta importância para isso”.