Cotidiano

Você na Folha debate Trânsito

Andar pelo trânsito de Boa Vista, exige atenção. É que há vários quebra-molas irregulares em diversos pontos da cidade, que por falta de sinalização aumenta o risco de acidentes. Alguns estão localizados em avenidas movimentadas, como a Via das Flores, no bairro Pricumã, Manoel Felipe, no Asa Branca, entre outras. A equipe da Folha foi às ruas saber a opinião dos motoristas com relação a isso? Você já foi pego de surpresa em algum quebra mola sem sinalização? Teve algum tipo de prejuízo com relação ao seu veículo?

Thiago Motta, 20 anos, empresário (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Já fui pego de surpresa diversas vezes pelos quebra-molas sem sinalização. Geralmente fico assustado e mesmo freando, é quase impossível impedir algum dano ao veículo. Além de não ter placas, existem algumas lombadas com buracos enormes que dificultam ainda mais o trânsito. Acredito que o município precisa sinalizar, ou tirar os quebra-molas, ou fazer a manutenção. Sei que alguma coisa deve ser feita, no entanto, as autoridades não ligam”.

Eduardo Alves, 21 anos, vendedor (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Já fui pego de surpresa pelo fato de não haver placas. Acontece que existem ruas que a gente não conhece ou às vezes não lembra que tem uma lombada no local, e acaba tomando um susto. Acho legal o tema da enquete, para ver se as autoridades se posicionam com relação a isso, pois isso representa perigo para os motoristas, principalmente quem utiliza moto, como é o meu caso”.

Jair Mota, 50 anos, funcionário público (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Muitas vezes isso aconteceu comigo. Os quebra-molas daqui não têm placas e nem são pintados, é uma verdadeira armadilha para os motoristas. Creio que está completamente errado e fora do padrão, pois as placas devem ser colocadas antes dos quebra-molas, fazendo com que o motorista reduza a velocidade, desde uma certa distância. E no local deve haver uma outra placa com uma seta para baixo, indicando a presença da lombada. Já levei muito susto com relação a isso”.

Kenneth Gomes, 30 anos, analista de sistema (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Algumas vezes fui pego de surpresa, e quando me dei conta já estava muito próximo. Essa situação é complicada, pois gera um risco muito grande de causar acidentes, porque se eu freio de uma vez, um carro que vem atrás pode bater no meu veículo. Já quebrei minha moto por conta disso. Acredito que as autoridades devem resolver essa situação, colocando uma sinalização correta, e construindo quebra-molas mais largos e baixos, ao invés dos que existem aqui, que são curtos e altos”.

Gilberto Xavier, 47 anos, representante de vendas (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Sou pego de surpresa toda hora por quebra-molas nessa situação. Não há placas e geralmente são da cor do asfalto. Essa situação é precária, pois não deveria ser assim, por isso temos muitos acidentes. Mesmo que o condutor esteja dirigindo devagar, a pessoa que está na frente pode frear, assustado também, e fazer com que você bata seu carro. Esses dias mesmo, eu bati minha caminhonete por conta de um quebra-mola”.

Marly Figueiredo, 64 anos, administradora (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Eu particularmente não dirijo, quem dirige é a minha filha, e geralmente a gente observa vários quebra-molas sem sinalização. Já levamos muitos sustos, pois além dos buracos temos que ter cuidado com os quebra-molas. Acredito que as autoridades precisam melhorar o trânsito, pois da forma que está todos nós estamos correndo riscos maiores de acidentes”.