Cotidiano

Vladimir Putin é “malhado” como Judas este ano

A guerra entra a Ucrânia e Rússia iniciou em fevereiro do ano passado

Uma das tradições da Semana Santa em Boa Vista é a de malhar Judas, onde um boneco feito de pano ou isopor é pendurado como se tivesse sido enforcado em um poste.

Os moradores se reúnem para destroçar simbolicamente, sem dó nem piedade, o pior malfeitor do ano. O escolhido em 2023, para ser retratado no boneco foi o presidente da Rússia, Vladimir Putin segurando um míssil, que está pendurando na Avenida Santos, bairro Aparecida.

A malhação do boneco ocorre no chamado sábado de Aleluia, que na tradição católica acontece entre a Sexta-Feira Santa e o domingo de Páscoa.

TRADIÇÃO– A malhação representa o julgamento popular contra Judas Iscariotes, um dos apóstolos que teriam acompanhado Jesus Cristo. Judas teria traído Jesus e o entregue ao Sinédrio, conselho supremo e representação dos judeus perante os romanos, em troca de dinheiro.

Por conta desse episódio relatado no Novo Testamento, as populações seguidoras da fé católica adotaram o ritual de na semana da Paixão de Cristo fazer simbolicamente o julgamento, a condenação e a execução de Judas, o traidor. Na tradição popular, antes da “execução” dele, é lido o “testamento” de Judas, que escrito em versos é colocado no bolso do boneco e traz sátiras às pessoas e a fatos locais.

GUERRA– O conflito entre Rússia e Ucrânia, que completou um ano no dia 24 de fevereiro, iniciou quando bombas russas começaram a cair sobre Kiev e tropas de infantaria marcharam sobre cidades do leste e sul da Ucrânia.

O número de mortos varia, mas de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) são cerca de 7 mil.