Cotidiano

Vereador licenciado diz que vai denunciar invasão de terras no Sul de RR

Leocádio Rodrigues Pereira prometeu procurar os órgãos de controle, aos quais irá pedir a apuração do caso

O vereador licenciado de Rorainópolis, Leocádio Rodrigues Pereira (Republicanos), disse nesta terça-feira (8) que vai denunciar uma suposta invasão de terras em uma Área de Proteção Ambiental (APA) próxima da vila Santa Maria de Boiaçu, região do Baixo Rio Branco, no Sul de Roraima.

Em entrevista à FolhaBV, ele disse que vai oficializar a denúncia em órgãos como o Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), o Ministério Público Estadual (MPE-RR) e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), aos quais vai pedir a apuração do caso. “Estão demarcando essas terras provavelmente para grilagem. E ali não pode, porque é uma área de preservação ambiental do Estado”, disse.

O parlamentar disse ter colhido mais de dez relatos sobre a situação, a qual ocorre há, pelo menos, três meses. “Moradores de Santa Maria me procuraram e falaram que os invasores estiveram lá e estão voltando de novo, inclusive, com máquinas pra abrir ramais. Que essa denúncia sirva de um meio que os órgãos competentes possam tentar coibir isso aí […]. Estão abrindo uma estrada por trás de Santa Maria, invadindo, derrubando árvores e loteando”, destacou.

Questionado sobre ter conhecimento da situação, o Governo de Roraima não comentou o assunto até a publicação da reportagem.