Cotidiano

Vereador de Boa Vista propõe homenagem ao próprio pai na Câmara

Além de José Eudes Pereira de Siqueira, Kleber Siqueira propôs honrarias ao amigo ex-secretário estadual. Proposições passaram por comissão presidida pelo próprio parlamentar

O vereador Kleber Siqueira (Solidariedade) propôs um decreto para conceder a Medalha de Honra ao Mérito Rio Branco ao pai, o empresário José Eudes Pereira de Siqueira. A justificativa para a honraria, uma das principais concedidas pela Câmara Municipal de Boa Vista, é por seu “inestimável trabalho e contribuição em prol da população roraimense”. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (31), no plenário.

No texto, o filho apresenta o pai como empresário nascido em São José do Egito (PE), morador de Boa Vista há mais de 20 anos e que sua empresa no Distrito Industrial é referência na fabricação de produtos de limpeza, os quais são distribuídos por todo o Estado. Kleber Siqueira ainda apresenta José Siqueira como participante ativo de trabalhos sociais e grão-mestre da maçonaria.

O parlamentar, que é candidato a deputado federal nas eleições deste ano, também propôs a medalha ao amigo, o advogado Tadeu Peixoto Duarte. Apesar de ser cidadão boa-vistense por ter nascido na capital em 12 de abril de 1960, o defensor receberá o título honorário. As homenagens também foram aprovadas nesta quarta.

Tadeu Peixoto também é policial civil aposentado, foi delegado, diretor da Polícia Judiciária da capital e secretário estadual adjunto de Segurança Pública, e é grão-mestre da maçonaria. Segundo o projeto, ele se dedica às boas obras, à promoção da verdade e à prática das virtudes, da caridade e à conscientização cidadã no País.

As duas proposições passaram pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, presidida pelo próprio Kleber Siqueira.

Em conversa informal com a Folha na rampa de acesso ao plenário, o vereador defendeu o papel empreendedor do pai e que ele foi homenageado em ocasião anterior na Câmara. Ele deixou a conversa ao ser questionado se poderia falar sobre o assunto em entrevista gravada, ao que respondeu “depois”, alegando estar atrasado para outro compromisso. Foi a mesma resposta para a pergunta sobre se havia contradição em homenagear o próprio pai e o amigo na Casa.

Na mesma sessão, a Câmara aprovou o decreto do vereador Albuquerque (Republicanos) que prevê a medalha Rio Branco ao comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Xavier, por “inestimável contribuição e trabalho em defesa dos cidadãos roraimenses”. Os eventos para a entrega das honrarias ainda não foram marcados.