Cotidiano

Vacina Pentavalente será substituída temporariamente

A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde em decorrência da indisponibilidade da vacina Penta em todo o país

A vacina pentavalente será substituída temporariamente pela vacina DTP + Hepatite B para crianças menores de um ano de idade. As doses da vacina já estão disponíveis nas unidades básicas de saúde do município.

 
A medida foi informada em nota pelo Ministério da Saúde e foi tomada devido a  indisponibilidade da vacina penta na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil, devido um desvio de qualidade identificado na sua produção por parte do laboratório Biological E.

 
A substituição da vacina pentavalente pela vacina DTP + Hepatite B é uma medida em caráter temporário, considerando a situação epidemiológica da coqueluche no Brasil, que até dezembro de 2019 foram confirmados mais de 1.300 casos no país, distribuídos em praticamente todos os estados.

 
Por conta da situação, é necessário adotar um esquema temporário para proteção das crianças menores de um ano de idade até que seja normalizada a distribuição da vacina penta, prevista para março deste ano.

 
De acordo com a nota, recentemente foram recebidas doses da vacina penta que se encontram em processo de liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para então passarem por testes de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Após a liberação pelo controle de qualidade, a vacina volta a ser distribuída para a rede do Sistema Único de Saúde.

 
Após a regularização dos estoques com a vacina penta, suspende-se a medida tomada e recomenda-se a vacinação da penta de acordo com o calendário nacional de vacinação definido pelo Programa Nacional de Imunizações.

 
Pentavalente
 – Protege as crianças contra a difteria, tétano, coqueluche (pertussis), hepatite B (recombinante) e meningite por Haemophilus influenzae B e está indicada no esquema de três doses para menores de um ano de idade, sendo administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade.

 
A DTP + Hepatite B –
 protege as crianças menores de um ano de idade, contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.