Cotidiano

Usuários já podem pedir ressarcimento de chip eletrônico

Para solicitar os valores pagos, o interessado terá que imprimir um requerimento que está disponível no site do Detran

O chip eletrônico, que em 2014 ocupou grande espaço na mídia roraimense e rendeu diversas críticas, principalmente em redes sociais, voltou a ser assunto esta semana. É que o deputado Brito Bezerra (PP), autor da sugestão que resultou na suspensão do contrato assinado entre o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a empresa Seagull Tecnologia Ltda, por meio de decreto legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, realizou na tarde desta quarta-feira, 20, uma panfletagem em três diferentes pontos da cidade, informando sobre a devolução do dinheiro pago pelo equipamento.

À época, 6.546 usuários pagaram pelo chip e, até o momento, apenas 929 solicitaram o ressarcimento. Destes, 712 já receberam e 217 estão pendentes. O deputado e sua equipe estiveram nos cruzamentos das avenidas Venezuela com a Brigadeiro Eduardo Gomes, no limite dos bairros Jardim Floresta com o Mecejana; São Sebastião com Ataíde Teive, no bairro Asa Branca; e na avenida Estrela Dalva, no bairro Raiar do Sol, que são considerados de grande movimentação de condutores de veículos. Ainda existem 5.617 proprietários de veículos automotores que precisam solicitar a devolução do dinheiro pago, que será devolvido, porém corrigidos pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

O dinheiro do chip, que totaliza R$ 608.302,74, está numa conta específica, segundo o parlamentar. “A devolução da taxa do chip eletrônico, que foi cobrada indevidamente, é um trabalho feito por mim, ainda no mandato passado. Agora o Governo, através do meu trabalho na Assembleia e com o apoio de todos os colegas parlamentares, está fazendo voltar esse dinheiro para o legítimo dono, que é aquele instalou o chip cobrado pelo governo anterior, de forma indevida”, disse Brito.

O motorista Naldo Nobre foi um dos que pagou pelo chip eletrônico para instalar no carro, mas ainda não pediu ressarcimento. A campanha para ele, veio em boa hora, em função do momento difícil que passa o país, obrigando o cidadão a usar medidas de contenção para adequar as finanças. “Essa campanha é ótima porque um dinheirinho a mais é sempre bem-vindo”, disse Nobre.

O coordenador de voo Welber Nogueira Barros também foi favorável à campanha. “Acho incorreto esse chip eletrônico porque eles não podem estar tirando o dinheiro da gente dessa forma. Por isso acho que a campanha é muito válida”, disse.

Como solicitar a devolução?

Para solicitar os valores pagos, o interessado terá que imprimir um requerimento que está disponível no site do Detran (www.detran.rr.gov.br) e após preenche-lo, se dirigir ao Detran, que funciona no horário de 8h ás 14h, e entregar no setor responsável.

No ato do pedido de ressarcimento, o usuário deverá estar munido de cópias e originais do CPF, RG, comprovante do pagamento da taxa (se houver), dados bancários, procuração pública ou particular (caso não possua conta bancária) e devolução da placa eletrônica (se já instalada). Mais informações poderão ser obtidas junto ao setor de Divisão de Arrecadação (DIAR) ou por meio do telefone 3621-3712.

 

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