Cotidiano

Usuários de postos reclamam da saúde municipal com comitiva

O vereador Ítalo Otávio explicou que um relatório final será concluído e uma lista de sugestões será enviada para a administração municipal

Uma comissão de vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) tem realizado visitas nas unidades básicas de saúde da Capital para averiguar a infraestrutura e ouvir a demanda da população. O relato é que há necessidades de reparo em muitos dos postos que atendem a comunidade.

A informação foi repassada pelo membro da comissão, vereador Ítalo Otávio (PR), durante o programa Agenda Parlamentar na Rádio Folha 100.3 FM. De acordo com o parlamentar, a comissão temporária é formada pela vereadora Dra. Magnólia, Dr. Wesley Thomé, Pastor Jorge, Genival da Enfermagem e Genilson Costa.

As últimas visitas registradas ocorreram em três Unidades Básicas de Saúde na zona Oeste da Capital, sendo uma no bairro Senador Hélio Campos, outra no bairro Pintolândia e a última no bairro Tancredo Neves. Segundo o parlamentar, a visita também contou com a participação de outros políticos, engenheiros e responsáveis técnicos para esclarecer as problemáticas nas unidades.

“É muito importante a participação dos engenheiros para definir o que realmente é um problema que compromete a infraestrutura ou se é algo que pode ser resolvido mais facilmente. A participação de uma enfermeira também, que pode dizer quais os medicamentos que são mais necessitados”, informou.

Segundo o vereador Ítalo Otávio (PR), a população tem até procurado a comissão de vereadores por saber da visita. Em uma das ocasiões, um usuário do posto do Pintolândia estava inclusive à espera da comissão, para falar sobre as suas necessidades. 

“Ele fez questão de colocar os problemas que ele tem vivenciado, a dificuldade de marcar consulta, levar a família dele, com falta de medicamento. É muito importante que a gente consiga falar com os usuários e os moradores do bairro para poder formalizar os questionamentos”, relatou.

O parlamentar informou que a iniciativa de visitas às unidades de saúde já vem ocorrendo desde o início do último mandato na Câmara, mas que a criação de uma comissão temporária traz maior responsabilidade para os vereadores. “Com a criação, nós temos mais força e ficamos mais bem embasados, além de criar uma finalidade para a comissão, que é de emitir um relatório ao final das visitas”, informou. 

Por fim, o vereador ressaltou que a previsão é que novas visitas sejam realizadas esta semana em seis unidades de saúde diferentes. (P.C.)