Cotidiano

Uiramutã e Normandia devem vacinar todos os moradores até junho

Os dois municípios fecharam o calendário de vacinação para toda a população.  

A vacinação para a população geral sem comorbidades em Normandia iniciou nesta terça-feira, dia 15, e em Uiramutã a previsão é de que toda a população geral apta para tomar a vacina alcance o público de 18 anos até o dia 23 deste mês.

De acordo com as estimativas do Ministério da Saúde 5.933 pessoas estão aptas para tomarem a vacina no município de Normandia e 72% desse total são indígenas aldeados. Já no Uiramutã, 6.459 pessoas estão aptas para serem imunizadas e mais de 81% desse total é composto por indígenas aldeados.

“O município de Normandia inicia hoje a meta de vacinar até 100% da sua população residente apta a tomar a vacina. Junto ao Uiramutã, serão os dois primeiros municípios a finalizarem a vacinação de toda sua população. A prefeitura de Uiramutã já fechou o cronograma de vacinação. Ainda no mês de junho todos os residentes da área urbana serão vacinados”, explicou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.

 “Tenho trabalhado para que toda a população apta à vacina seja imunizada. Com o diálogo com o Ministério da Saúde, estamos recebendo mais doses das vacinas e com isso levando mais para os municípios do interior”, reforçou o governador Antonio Denarium.

“Vacinação é uma prioridade para Secretaria de Saúde e nós estamos fazendo isto sem medir esforços, com planejamento estruturado e seguro nós estamos distribuindo as doses de vacinas de forma efetiva para todos os municípios conforme nos são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Essa é uma determinação do Governo do Estado e é a nossa missão”, ressaltou o secretário de Saúde, Airton Cascavel.

 Parceria governo e prefeituras faz avançar vacinação

 A partir de uma reunião promovida pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite), no dia 2, foi definido o cronograma de imunização de 100% da população dos dois municípios do extremo Norte.

Na ocasião, presidida pelo secretário Airton Cascavel, com a presença de secretários municipais de saúde e demais membros da CIB, a CGVS pôde apresentar a proposta articulada junto aos secretários de saúde de Uiramutã e Normandia para, em seguida, ser aprovada a parceria.

“É importante ressaltar que essa vacinação para Uiramutã e Normandia é exclusiva para os moradores do município e não para pessoas que estejam, eventualmente, de passagem”, complementou.